09/09/2011

MAIS DO MESMO


Bom dia, Tomsk!

O dia seguinte acordou solarengo e sorridente. Depois de um pequeno-almoço fraquinho, saí para a rua convencido que ia levar com "mais do mesmo" - mas a verdade é que o passeio acabou por ser uma agradável surpresa, com as bem-preservadas casas tradicionais de madeira, muito do género das que já vira em Suzdal, mas maiores. Agora sim, começo a gostar mais de Tomsk. Ontem conquistou-me o estômago, hoje a máquina fotográfica. Daqui a nada estou a casar-me - mas primeiro tenho de encontrar um daqueles cadeados pirosos para prender a uma ponte. Ah: e uma noiva.














É mesmo gira, a cidadezinha, não é?



















Depois das voltinhas matinais, regressei ao sítio dos crepes. Mal me viu entrar, a simpática velhota disparou um "chicken cheese", eu só disse que sim e ri-me, mas ela chamou-me junto dos ingredientes outra vez. Apontou para outros, disse "qualquer coisa, tartar sauce" e eu segui a dica.

(outra vez sem palavras)

Peço desculpa pelas constantes interrupções, mas é mesmo difícil descrever aqueles crepes. E da mesma forma que é feio falar de boca cheia, sinto-me como que constrangido em escrever seja o que for, enquanto saboreio os crepes da Dona Natasha. Ou Dona Olga. Ou Dona Natália. Mais um desses nomes russos que eles têm a mania de ter, na Rússia - mas com "Dona" antes.

Depois de almoço voltei para o hotel, fiz o check out e apanhei um tram antigo para a estação. Como o próximo autocarro só saía lá para as quatro da tarde, voltei para a rua e fui saber se havia alguma marshrutka prestes a sair.

Meia hora depois: arrancámos. E que pena: nem todas as viagens de marshrutkas são "um filme". De qualquer forma, deu para fazer conversa com um estudante de nano-engenharia do Cazaquistão, que tinha vindo matricular-se na Universidade de Tomsk. O Silêncio do Costume, dentro da viatura, foi substituído por um Novo Silêncio. Em vez de enfiados dentro deles próprios, os russos nesta marshrutka viajaram concentrados nos dois estrangeiros - curiosos sobre estes estranhos seres que faziam coisas maravilhosas como... conversar.

Boa tarde, Novosibirsk!

De volta a Novosibirsk, as nossas vidas tomaram diferentes rumos. Ele foi para casa de um tio. Eu fui passear pelo centro da maior cidade da Sibéria, caminhando sempre na direcção da estação de comboios.

À noite: mais do mesmo. Repeti a sequência de eventos e movimentos que tem sido um dos símbolos desta aventura:

Joguei sudoku na sala de espera, onde
esperei que anunciassem o "meu" comboio, e então
dirigi-me à respectiva plataforma, onde
saquei do bilhete de comboio e do passaporte,
apresentei-os à provodnitsa de serviço, a quem
agradeci com um sorriso, e finalmente
entrei na carruagem,
procurei o meu lugar e
instalei-me.

Com novo entusiasmo: vamos lá para Krasnoyarsk! Temos pela frente mais uma noite sobre carris - mais do mesmo. Mas sabe bem - há que dizê-lo. Sabe bem dormir embalado pelo ritmo do comboio, sonhar mundos mágicos e acordar num lugar diferente, longe daquele onde adormecemos antes, olhar para o mapa a perceber que pouca-terra, pouca-terra, lá vamos nós em direcção ao outro lado do mundo.

8 comentários:

LV disse...

Muito gira a cidadezinha !!! Sempre dá um certo alento para a noite sobre carris que se avizinha !!!! Vamos ver o que encontraste em Krasnoyarsk fácil de escrever é ...!!!)

Patricia disse...

Adorei as fotografias, a arte de rua, a arquitetura, as cores, as palavras... só faltou o "chicken cheese" para ficar plenamente saciada :)

Anónimo disse...

Que espectáculo de janelas... Boa viage,
Bjs tia Guida

Anónimo disse...

Que espectáculo de janelas... Boa viage,
Bjs tia Guida

Anónimo disse...

Que espectáculo de janelas... Boa viage,
Bjs tia Guida

Clara Amorim disse...

Bem..., pelo menos no próximo ano haverá sempre "nomadinhas" com quem conversares!!!
E as casas Tomskianas são muito bonitas!!!

Gestevam disse...

Excelentes fotos. Boa viagem e o que será que te espera em Krasnoyarsk...

FC disse...

Não tenho por costume comentar, mas não resisto a mandar um abraço ao Jorge, que tenho seguido com especial interesse nesta aventura que atravessa continentes.
Meu caro, eu nem vejo telenovelas mas para mim esta sua viagem tem sido uma. Todos os dias venho aqui espreitar o que há de novo, fico na expectativa quando deixa algo em suspense. Muitos parabéns, espero que chegue em segurança a Pequim e que continue sempre neste bom caminho.

FC