07/09/2011

GRANDE COISA!

Mas voltando ao relato da viagem... onde é que nós íamos?

Hmm... ah! A menina que me pediu para fechar os olhos, no comboio nocturno que ia de Omsk para Novosibirsk.

Acabou por nem haver muita conversa, depois dessas primeiras palavras. Perguntei-lhe se queria que eu saísse do compartimento, disse-me que não e acabei por me virar para as costas do banco. Conversámos assim uns minutos, ela a trocar de roupa e eu a olhar para o pó.

Lá fora: a tal estepe cheia de perigos, fantasmas e pesadelos.

Cá dentro: ar condicionado.

Uma vez de pijama, a jovem remeteu-se ao silêncio. Saiu patra lavar os dentros, voltou e enfiou-se imediatamente na cama, nem "bons sonhos" nem nada.

Good morning!

Chegámos a Novosibirsk bem cedo, eu estava curioso por conhecer a Maior Estação de Comboios da Sibéria... ou da Rússia... ou do Transiberiano... ou do Universo, já não tenho bem a certeza.

















Mas como tantas outras coisas na Rússia: sim, é grande... mas não é grande coisa.

Para dizer a verdade, aqui entre nós que ninguém nos ouve, eu nem estava muito interessado em Novosibirsk. Queria ir para Tomsk, uma cidadezinha mais a norte que implicava um desvio de 4 horas. Apesar da desilusão que sofrera com Tobolsk, estava determinado a manter o plano original. Além de que não tinha grande alternativa, com 36 horas para "queimar" até ao próximo comboio - por isso decidi que ia mesmo.

Nem que a vaca tussa.

"Desculpe, mas os comboios estão cheios... se quiser, tenho bilhetes para amanhã."

Mas amanhã já tenho de estar a voltar. Amanhã prossigo viagem, ainda mais para leste, até Krasnoyarsk. Tenho de ir hoje - se é para ir para Tomsk, tem de ser hoje.

Meti-me numa marshrutka e fui até à estação de autocarros. E quando ia a entrar no edifício, ouvi alguém chamar "Tomsk!" e, apesar de não ser o meu nome, virei-me para trás. Decidi investigar.

"Tenho uma marshrutka que vai para Tomsk, só faltam cinco pessoas."

Sim senhor, conta comigo.




















Lembro-me bem da última vez que viajei de marshrutka, naGeórgia. Foi uma viagem... clássica. O que será que me espera, desta vez?

1 comentário:

Clara Amorim disse...

Jorge, acho que desta vez espera-te uma coisa grande!!!