25/05/2015

SABIA QUE... #35

...na vila de Tirumala cortam-se cerca de quinhentas toneladas de cabelo humano por ano, que são vendidas a marcas de extensões de cabelos do Mundo inteiro.

Tirumala - uma vila situada nas colinas de Seshachalam, no estado do Andhra Pradesh - é um dos lugares de peregrinação mais impressionantes da Índia. Todos os anos, milhões de peregrinos provam a sua devoção a Sri Venkateswara (uma reincarnação de Vishnu), rapando o cabelo como prova de renúncia ao Ego. Aqui trabalham cerca de seiscentos barbeiros, que rapam o cabelo a vinte mil pessoas por dia.

O ritual acontece no Kalyana Katta (onde eu e o Luís rapámos barba e cabelo), um edifício especialmente construído para o efeito, bem perto do templo principal de Tirumala. E há mais dezasseis "barbearias" espalhadas pela vila. Todos os dias, a toda a hora, milhares de peregrinos sentam-se de pernas cruzadas no chão e baixam a cabeça, enquanto o barbeiro rapa os seus cabelos a uma rapidez incrível - e a custo zero.

O cabelo indiano é considerado, por quem sabe do assunto, um dos mais valiosos do mundo - porque tem uma textura boa e não sofre muito com produtos artificiais. Isto faz com que Tirumala seja o centro de um universo muito lucrativo: o mercado das extensões. Só no ano passado, a fundação que gere o templo teve um lucro de mais de 3 milhões de euros.

Quando confrontados com o dinheiro que o templo faz com a venda do cabelo, a maior parte dos peregrinos desvaloriza a eventual polémica, pois sabem que este reverte a favor daqueles que visitam Tirumala: a administração do templo providencia não só os cortes gratuitos, mas também alojamento para os peregrinos; financia a construção de escolas e hospitais; distribui cerca de trinta mil refeições gratuitas por dia. Até casamentos se podem fazer em Tirumala - tudo a custo zero.

1 comentário:

Clara Amorim disse...

E sempre a aprender...! :)