06/11/2014

OS NOVIÇOS REBELDES

Sabia que a tradução brasileira do título do filme "Sound of Music" é "A Noviça Rebelde"?

Não estou a brincar.

Não digo com isto que o nome adoptado em Portugal, "Música no Coração", seja mais fiel ao título original - mas pelo menos ao espírito é.

"A Noviça Rebelde" soa a malandrice.

Tem qualquer coisa de perverso, não é um filme que apeteça ver a um domingo à tarde com a família.

Dito isto: o que tem a ver a tradução brasileira de um título de um filme antigo com as minhas voltas na Birmânia?

Passo a explicar.

Depois do grupo da Nomad se ir embora, lancei-me numa mini-aventura de mota para norte de Mandalay. A ideia inicial era viajar quatro ou cinco dias e seguir por estrada até Hsipaw, mas algumas contrariedades e as voltas do destino fizeram-me ficar mais tempo em Pyin Oo Lwin, a primeira paragem da viagem. E daí já não passei.

Mas este post não é aquele onde vou partilhar as peripécias dessa aventura. A seu tempo, hoje à tarde, conversaremos sobre isso. Este post serve apenas para partilhar algumas fotos de dois novos amigos que conheci nesta viagem, e com quem passei dois dias muito agradáveis.


Confesso que não me lembro dos nomes deles - que amigo da onça. Nem sequer ficámos em contacto, porque nenhum tem facebook ou mail. Além de que o inglês era, se quiser ser optimista, muito rudimentar.

De qualquer forma, não podia deixar de os apresentar aqui. São dois noviços budistas de um mosteiro a vinte quilómetros de Pyin Oo Lwin, onde acabei a dar aulas de inglês a quinze alunos, num fim de tarde memorável. Acompanharam-me uma tarde inteira em passeatas por cascatas, grutas cheias de budas, paisagens maravilhosas. E fizeram um "figurão" nas fotografias que fomos tirando, entretanto.

Ora vejam lá o que acham destes noviços rebeldes:










2 comentários:

lv disse...

Que dia ...... :)

Clara Amorim disse...

Noviços muito p'rá frentex! ;)