20/11/2014

ACONTECEU EM BANGKOK

Parece mentira, parece ficção, parece algo tirado de um filme - ninguém sabe muito bem o que é, ao certo. Mas aconteceu.

Dois turistas americanos roubaram do Museu do Hospital Siriraj, em Bangkok, vários órgãos humanos preservados - e tentaram enviá-los para Las Vegas, via DHL, em caixas rotuladas com a palavra "toys".

Uma cabeça de criança, um coração adulto, um pé de um bebé e dois pedaços de pele humana.

Aconteceu. Não estou a brincar.

A macabra descoberta aconteceu quando a DHL procedeu ao raio X da mercadoria. Estupefactos, os trabalhadores da empresa contactaram a polícia tailandesa, que identificou dois americanos de 31 e 33 anos, que foram imediatamente detidos. Quando confrontados com o achado, alegaram ter adquirido as partes humanas num mercado nocturno de Bangkok, que não faziam ideia de onde vinham, e que tinham achado aquilo meio bizarro e queriam fazer uma partida aos amigos, em casa.

Sábado à noite, já depois da uma da manhã.

Os oficiais que mantinham os dois americanos detidos tentaram entrar em contacto com as autoridades alfandegárias do país, para perceber o enquadramento legal do sucedido - mas sem sucesso. Os americanos reclamavam pelos seus direitos, insistiam na teoria do mercado nocturno e da brincadeira com os amigos em casa - e os registos criminais disponibilizados pelos EUA pareciam limpos. Sem quaisquer antecedentes.

Foram libertados.

Mas entretanto as câmaras do circuito de videovigilância do Museu revelaram que os dois homens tinham visitado o espaço... apenas um dia depois de aterrarem em Bangkok. E um dia antes de tentarem enviar as encomendas para os Estados Unidos.

As autoridades tailandesas tentaram ontem contactar os dois americanos - mas por esta altura os dois anormais, desculºemme o francês, já tinham saído do país, para o Cambodja, onde muito provavelmente também já não estão.

A Interpol lançou um mandato de busca, o FBI diz que não sabe se o sucedido constitui motivo para investigação - mas os tailandeses exigem saber mais, inclusive acerca das pessoas a quem as encomendas estavam endereçadas.

Isto aconteceu mesmo.

Aconteceu em Bangkok.

Superstição ou brincadeira de mau gosto, encomenda especial de coleccionadores excêntricos, mercado negro sabe-se lá do quê... fala-se até de bruxaria, neste estranho caso - mas ainda ninguém percebeu a motivação, se é que há alguma além de pura estupidez e uma falta de respeito colossal - e neste momento, na Tailândia, há já uma acusação por roubo e violação de um museu, além de deliberadamente terem mentido nas declarações alfandegárias... para mim, isto é só mais uma faceta de um complexo de superioridade a vários níveis, muito mais abrangente. Mas quem sou eu para teorizar.

Aconteceu em Bangkok. E não acabou aqui.

Ao que parece, estes dois valentes americanos já se tinham metido em trabalhos há dez anos, em San Diego, por filmarem vários sem-abrigo a lutar violentamente. Pagavam-lhes um punhado de dólares e depois incentivavam-nos a espancarem-se uns aos outros; filmavam tudo e mais tarde vendiam os videos na internet - e sim, há quem compre disto.

Agora é a imprensa a denunciar o tratamento preferencial que é dado aos estrangeiros pela polícia - se fosse com tailandeses, dizem, nunca os teriam libertado. E a polícia a acusar as autoridades alfandegárias por não atenderem o telefone às duas da manhã de domingo. E há quem diga que os larápios tiveram ajuda de alguém do staff do Museu. E mais não sei quantas teorias, conspirações, sonhos, argumentos de filme de Hollywood.

É triste.

A estes energúmenos não lhes basta causarem problemas nos próprios países: atravessam meio-mundo para isto.

Desculpem-me o desabafo, mas até confirmação de algo mais grave:

Mimados de merda - é o que é.

1 comentário:

Clara Amorim disse...

Mimados e manientos!!!😉