30/11/2014

DESPORTOS RADICAIS NO VIETNAME

Jovem! Tens espírito de aventura, gostas de viver no limite, experimentar novas emoções, arriscar a tua vida em inconsciências radicais? Queres sentir o coração gelar, os joelhos tremer, as mãos a suar?

Vem para Hanói, jovem.

Vem para a capital vietnamita e aluga uma mota. Basta um dia. Atira-te ao trânsito da cidade, a essa impossível salganhada de rodas e buzinas e capacetes e faróis. Desvia-apita-trava-desvia. Vai, jovem: percorre as ruas caóticas que fazem o caos corar, desvia-te deste e daquele e daqueleoutro também, se conseguires, todos ao mesmo tempo. Respira fundo, jovem. Queres soltar um grito? Não aconselho, mas se tiver de ser. Mantém a calma. Acima de tudo, mantém a calma. Ri-te. Só rindo, mesmo. E deixa fluir.


É mesmo assim.

É como se fosse um jogo de computador.

Um "space invaders" sem raios lazer - um jogo em que basicamente tens de te desviar de todas as outras naves espaciais, aqui disfarçadas de motas, que aparecem de todos os lados. É como um pinball mas em vez de tentares acertar na bola, tens de te desviar dela. E de mais mil. E outras mil. Cada qual vinda de cada canto inesperado, a velocidades várias.

Andar de mota em Hanói é assim mesmo: como um jogo de computador - mas em que só tens uma vida, não podes acertar em ninguém, nem deixar que os outros acertem em ti. É como um Tetris em que as peças vêm de todo o lado, sem ordem nem lógica, e nem penses em organizá-las e "fazer linhas", aqui o objectivo é chegar ao destino sem que nenhuma destas peças, ou naves, ou motas, ou bolas de pinball - te toque.

Se conseguires: parabéns.

Depois vem falar comigo, quando passar o turbilhão de adrenalina, quando te sair esse sorriso do rosto, quando as mãos deixarem de tremer e quando te passarem as cãimbras em partes do corpo que nunca imaginaste que podiam ter câimbras.

Vamos ter muito que conversar.

2 comentários:

Clara Amorim disse...

Que crónica fabulosa!!! :)

Anónimo disse...

É a melhor descrição que já vi, do trânsito numa cidade vietnamita!