19/09/2014

QUERIAS!

Querias, não querias?

Querias ir de comboio para Luxor, todo o dia sobre carris, descer o Egipto e deslumbrar-te com a paisagem, o Nilo pela janela, melancólico e romântico, o deserto e as aldeias, as palmeiras e os burros e quem sabe umas ruínas abandonadas.

Querias!

Até foste à estação de comboios do Cairo, deslumbraste-te logo à chegada com aquele hall monumental que parece tirado de um filme de ficção científica - e depois foste à procura das bilheteiras, que caos, parece a Índia, parece a Índia, não conseguias tirar esse pensamento da cabeça, e depois meteste-te nas filas, as pessoas encavalitadas umas nas outras, rapazes pendurados nas grades das bilheteiras, gritos e discussões, que calor, e a t-shirt colada ao corpo, narinas e olhos a arder, esperaste pela tua vez e quando a tua vez chegou recusaram-se a vender-te o bilhete. Insististe, explicaste que pode ser, que agora já pode ser, que vais em primeira classe e assim pode ser, mas nem assim te venderam o bilhete. Este é só para egípcios, os estrangeiros não podem vir, diz que é perigoso, se quiseres vai no comboio da noite, é no guichet ao lado.

Foste ao guichet ao lado e tentaste de novo a tua sorte. Não pode ser. Tens de ir no comboio da noite, mas não te apetece nada ir no comboio da noite, ainda por cima já pagaste a noite de hoje no hotel. Amanhã de manhã, tu querias ir amanhã de manhã. Disseram-te que sim, há bilhetes para hoje à noite, se quiseres podes ir, pagas cem dólares e é se queres.

Queres o quê? Querias!

Fazes o quê, agora?

Querias, não querias?

Sais da estação para conferenciar com o teu companheiro de viagem, a fantasia destruída, ou vão à noite ou vão de avião, decidem ver do avião antes de decidir. Atravessas a rua e segues avenida fora, metes-te por ruas e esquinas, desvias-te dos carros que passam, "salam aleikum" a quem te sorri, "where are you from", "welcome to Cairo", "come see my shop".

O bilhete de avião é mais barato que o bilhete de comboio. Uma hora. Em vez de dez ou onze ou doze ou lá-o-que-é.

Tu querias era ir de comboio. Mas para ir à noite e pagar mais... quando podes ficar mais tempo no Cairo, dormir no hotel e cumprir a distância numa hora de avião - temos pena.

Vou de avião para Luxor. Que remédio.

1 comentário:

Clara Amorim disse...

Air Luxor...!!! ;)