11/09/2014

BOM DIA, RECTA FINAL

A viagem pela Turquia entra agora na recta final. Hoje vamos de autocarro até Trabzon - passamos a tarde sobre rodas, mas já vamos dormir ao pé do Mar Negro. Amanhã damos um passeio pelo espectacular Mosteiro de Sumela e depois seguimos para Ankara, o ponto final deste intenso parágrafo.

Repito muitas vezes às pessoas com quem viajo, a uns mais que a outros, para viverem o momento presente e não ficarem reféns do que aí vem, ou do que já foi. Mas hoje não consigo evitar uma certa nostalgia pelas aventuras vividas neste país fantástico; não consigo ultrapassar esta vontade enorme, quase como que um chamamento, para me demorar mais tempo por cá.

Uns dias no Curdistão fazem-me querer explorá-lo durante semanas. A proximidade do Mediterrâneo transporta-me à retemperadora viagem de há uns anos, de barco pela costa. O contacto com a hospitalidade turca e até com a sua rudeza - tudo me leva a tempos diferentes, passado e futuro, que confusa nostalgia por tempos que já foram e por outros que hão-de vir, ou nem por isso.

Tenho uma tarde inteira para me debruçar sobre o assunto ;)

Enquanto isso, fica um click tirado em Ephesus, que ilustra o colorido do turismo de hoje contrastando com o sépia de outras histórias.

Já agora, uma curiosidade: apesar dos telejornais e de tudo o que se ouve e opina sobre o mundo aqui à volta, noto que este ano a Turquia está mais "composta", para não dizer "cheia". Até o leste. Sem dramatismos nem julgamentos, estou só a constatar. Concerteza que para alguns isto é bom, para outros nem por isso. Mas é o que é.

1 comentário:

Clara Amorim disse...

Neste caso, bem que podes tentar pensar no futuro!!! O que aí vem também é fantástico... a Birmânia!