19/09/2014

OS MEUS PRIMEIROS HIEROGLIFOS

Antes de mais: peço desculpa pela demora, estive o dia todo sem acesso à internet.

Esclarecido isto: vamos ao que interessa. Os primeiros hieroglifos que vi ao vivo. Provavelmente vou ter a oportunidade de ver melhor ao longo desta volta pelo Egipto - mas a primeira vez é sempre a primeira vez.

Confesso que quando o driver nos "disse" que íamos a Saqqara, não fazia ideia ao que íamos. O guia tinha ficado em casa, trouxera comigo apenas as páginas relativas às Pirâmides - e só quando voltámos para o hotel, a meio da tarde, é que li melhor sobre o assunto, e percebi que a Carla Mota me tinha aconselhado a voltinha aqui, no facebook.

Ainda bem que fomos.

Primeiro: porque não havia quase ninguém lá. Nós dois, um casal de americanos e um grupinho de chinesas com um guia. Mais ninguém. Ou seja: apesar de termos sempre algum egípcio pronto a "ajudar" em troco de uma gorjeta, ou outro em cima de um burro a vender bebidas - a verdade é que tínhamos Saqqara praticamente só para nós.

E o que é Saqqara?

Muito resumidamente, Saqqara é a necrópolis da antiga capital egípcia, Memphis. Fica a trinta quilómetros do Cairo e ocupa uma área de 7 x 1,5km. Tem várias pirâmides, todas num estado muito degradado, e centenas de túmulos, tanto de reis como de nobres.

Djoser, a pirâmide mais famosa, é considerada o edifício de pedra mais antigo da História. Mas cada coisa a seu tempo. Este post trata de hieroglifos. E foi nestes túmulos de gente antiga que vi, pela primeira vez ao vivo, hieroglifos egípcios.

Como não tínhamos guia (em livro ou pessoa), a leitura que fiz dos hieroglifos advém da experiência que tenho com os baixos relevos de Angkor. Tratando-se de uma sepultura, parece-me que aqui estão retratadas várias pessoas que vêm fazer oferendas ao morto. Provavelmente, comida e objectos vários que o poderão acompanhar na próxima vida, ou seja lá para onde eles acreditavam que iam quando morriam.

A internet diz-me que tenho razão. :)

Mas chega de conversa, vamos aos bonecos:









1 comentário:

Clara Amorim disse...

Estás a hieroglifar muito bem!!! ;)