17/03/2013

É UM MUNDO PEQUENO #04

É um mundo pequeno quando, enquanto passeias com amigos no bairro de Santa Teresa, na zona velha do Rio de Janeiro, encontras um café de esquina com música ao vivo, um som jazz que invade as ruas à volta - e decidem parar para um copo.

Os teus amigos combinaram encontrar outros amigos. O grupo duplicou, portanto. Um amigo de um amigo sai para a rua e, depois das apresentações e cumprimentos, diz que "vocês têm de ver o gajo que está a tocar bateria... é cego."

Tu entras no bar. Queres ver o baterista cego. Queres espreitar o ambiente. Queres ir ao bar buscar umas cervejas.

É um mundo pequeno quando, ao chegar ao bar, dás de caras com um amigo de longa data, alguém que não vias há muito tempo. Abraços e sorrisos, "estás-a-fazer-o-quê-aqui" e os updates da praxe. Às vezes as palavras falham, tal é a surpresa. Ele está a viver no Rio, toca saxofone em alguns bairros, está com um sorriso de orelha a orelha - está feliz.

Entre recordações e planos para o futuro, riem-se da feliz coincidência - e do facto de nem ser a primeira:

No dia 6 de Setembro de 1998, uma coincidência parecida aconteceu em pleno Nepstadiom, em Budapeste. As equipas nacionais da Hungria e de Portugal encontravam-se para o primeiro jogo de qualificação para o Euro 2000. Eu estava a meio de um inter-rail com o meu primo Pedro e arranjámos bilhetes para o jogo. E não é que, nesse estádio, encontrámos o Zé Maria? O mesmo que, 15 anos depois, abraçámos no Rio de Janeiro!

É um mundo pequeno, não é?

Já agora: Portugal venceu 3 a 1 nesse jogo, com golos de Sá Pinto e Rui Costa.

4 comentários:

Clara Amorim disse...

Bem, Jorge, pelos vistos esta já é a 4.ª feliz coincidência!
E muitas outras virão, certamente! Porque o mundo é mesmo pequeno...!

tereza Knapic disse...

quando estive em Santa Teresa, numa dessas noites de música e afectos encontrei um dos meus ex alunos do liceu que estava a fazer Erasmus (em arquitectura) no Rio; aí também tivemos a sensação de que o mundo é mesmo muito pequeno.

Barroso disse...

Foi o Zé Maria que encontraste ???

Abraços e continuação de boa viagem

Fernando Martinho disse...

Continuação de boas coincidências, o mundo é mesmo pequeno para coincidências, mas por vezes enorme quando temos noutros continentes pessoas com quem queremos estar.
Nada é impossível, e querer é poder.

Desejos de continuação de boa viagem.
Abraço