29/03/2013

SABIA QUE... #05

...as cores da bandeira do Brasil representam as famílias reais das quais é descendente D. Pedro I.

Em 1823, um agente diplomático brasileiro na corte de Viena "explicou" a nova bandeira ao presidente do congresso, o príncipe de Metternich-Winneburg-Beilstein (uff!...). A cor verde, aparentemente, seria uma referência à Casa de Bragança; e a amarela simbolizaria a Casa de Habsburgo.


Com o passar do tempo, esta leitura foi sendo adaptada pelo povo brasileiro, e é hoje universalmente aceite que o verde representa as matas, o amarelo as riquezas (minérios), o azul é a cor do céu - e o branco, a paz que deve reinar no Brasil.

A bandeira da Federação Brasileira foi instituída a 19 de Novembro de 1889, ou seja: quatro dias depois da Proclamação da República. É o resultado de uma adaptação feita na tradicional Bandeira do império Brasileiro: em vez do escudo imperial português dentro do losango amarelo, foi adicionado o círculo azul com as estrelas brancas.

As estrelas representam o céu do Rio de Janeiro na manhã do dia 15 de Novembro de 1889 - e representam os 26 estados e o Distrito Federal.


Sem comentários: