24/01/2013

A CIDADE-COMIDA

No balanço do seu primeiro dia em Hanói, o Tiago estava a descrever-me algumas das sensações e a confrontá-las com as expectativas que trazia.

"A cidade cheira a comida. Há sempre gente a comer, a cozinhar, a descascar... por todo o lado comida."

O Tiago chegou esta madrugada - é a primeira vez que viaja nesta histérica/colorida/saborosa parte do Mundo, e eu acho que estou mais entusiasmado em "ler" as suas reacções à Indochina do que ele. Não porque seja meu patrão e me sinta na obrigação de "mostrar serviço" - nada disso. Mas o Tiago é um viajante com experiência, curioso por natureza.

Por isso: vai ser interessante perceber quais são os estímulos que mais o desafiam - e assim, eu próprio redescobrir estes universos que às vezes já são só paisagem, que dou como garantidos.

Hoje, por exemplo: fomos dar uma volta pelo Bairro Antigo. O meu objectivo era perder-me - mas depressa percebi que não ia conseguir. Tentei fugir à rota que normalmente cumpro com os grupos e fomos andando pelo caótico labirinto de ruas e motas e gente, guiados pela curiosidade, pelo instinto - mas é difícil, quando se conhece o terreno, quando se sabe que virando à direita há qualquer coisa de interessante, que à esquerda não vai dar a lado nenhum.

Não nos perdemos, mas consegui explorar um bocado mais que o costume, conheci algumas ruas novas, reparei em pormenores em que nunca tinha reparado. Nada mau, para o primeiro dia.

Tomámos o pequeno almoço às oito, no hotel. A meio da manhã não resistimos ao apelo da cidade e sentámo-nos numa banca a comer Bánh Cuôn - que literalmente quer dizer "bolo enrolado" - e que é uma espécie de crepe chinês, mas onde a folha de arroz é cozida a vapor, em vez de frita. Por dentro tem carne de porco picada e cogumelos, e é acompanhada de uma salada de coentros e menta, e um caldo temperado com molho de peixe e lima. Estava divinal, este nosso primeiro almoço do dia.

Depois vaguámos entre mercados e bancas, grelhas e restaurantes e cafés. Passámos por um grupo de velhotes sentados à volta de uma mesa cheia de comida e bebida, convidaram-nos a beber um shot de aguardente de arroz... môt, hai, ba, yô!... surpresa e risadas por eu saber brindar em vietnamita e toma lá mais um shot... e mais um... e tivemos de fugir entre muitos sorrisos e palavras que não entendíamos, antes que o resto do dia ficasse comprometido com tanto brinde.


Às três, almoçámos segunda vez: enguia com erva-príncipe, amendoins e pimento; tofu frito com hortelã; beringela com porco.

Jantámos às nove: vermicelli de caranguejo e o clássico da cozinha vietnamita, pho bo (sopa de noodles com carne de vaca)

E antes de voltar para o hotel, parámos num spot que só eu conheço ;) e bebemos um café com leite condensado.

Hanói respira comida, é um facto. Por todo o lado: o cheiro a vegetais frescos, a grelhados, a vapor. A carne fresca, a peixe seco. Cheira a comida acabada de fazer, a fruta pisada, a cerveja. Até as cores e os sons estão impregnados de comida.

Eu já sabia - mas foi bom ser lembrado.

E assim começa uma volta nova aqui no blog: nas próximas semanas vou partilhar um pouco deste lado tão fascinante da Indochina - os sabores. Não deixarei de fazer as crónicas "normais", de partilhar insólitos e curiosidades. Mas desta vez, a viagem passa também pelo prato. Espero que gostem.









4 comentários:

kyta disse...

Venham de lá essas novidades...
Tudo me parece muito bem!
Estou ansioso por esses sabores... Depois de Moçambique (por naturalidade), Jordania,Nepal, Tibete, Índia, Katar, Perú e Bolívia (com o Inácio), será Indochina até à exaustão!!!

Clara Amorim disse...

Jorge,
Este aperitivo gourmet já foi saboreado ao pormenor...!
Venham os "pratos" seguintes... Sempre apetitosos, coloridos e, claro, muito bem condimentados com a vossa companhia, alegria e boa disposição!!! Sempre tudo servido no ponto e com uma apresentação digna de um Master Chef!!!
Grande abraço.
Clara

Anónimo disse...

Café com leite condensado ... foi uma das descobertas que mais gostei.
Tenho saudades do sabor da hortelã, do coentro, da menta, têm um sabor que por muito que tente fazer igual, não consigo.
E as frutas, e as espetadas na rua .... adorei !!!!!

Tia + velha disse...

O "amok" não saiu igual? Ainda não experimentei.
Também tenho saudades de tudo menos das pernas inchadas!
Bj grande
Tia + velha