11/03/2007

TOU XIM?

Estou sentado em cima de uma mota, à pendura com o meu amigo Sho Sho, atravessando um descampado mesmo à saída da aldeia, quando nos cruzamos com um puto de nove ou dez anos, todo esfarrapado.

Já estou à espera de um “hallo-how-are-you” gritado a plenos pulmões, um aceno, no mínimo um sorriso. Mas no País das Maravilhas, tudo pode acontecer. O puto tira do bolso imundo um telemóvel impecável, abre-o e aponta na nossa direcção... e clic!, tira-nos uma fotografia!

O telelé conquistou definitivamente o mundo. Uma das maiores diferenças que tenho constatado entre a Índia de há dois anos e a de hoje é a universalização desse pequeno objecto que tanto alegrou o pastor alentejano, no clássico anúncio da Telecel.

Aqui é normal as pessoas iniciarem contacto na rua, nos comboios, em todo o lado. Antes, trocavam-se moradas, em alguns casos e-mails. Agora, números de telefone. Ontem à noite estava à conversa com uma húngara que me perguntava:

“Será que eles estão mesmo à espera que nós lhes liguemos?”

Sem comentários: