29/08/2014

COMO GANESHA GANHOU UMA CABEÇA DE ELEFANTE

Hoje celebra-se na Índia o aniversário de Ganesha, e achei por bem contar aqui uma história sobre esse deus com corpo de miúdo e cabeça de elefante - muito provavelmente um dos deuses hindus mais reconhecidos no Ocidente.

Como qualquer personagem nessa riquíssima telenovela que é a Mitologia Hindu, Ganesha tem uma série de histórias e mitos associados. Um dos mais famosos conta o seu "nascimento" e como ganhou a cabeça de elefante:

Shiva tinha saído para ir lutar em alguma guerra, ou para ir caçar, ou para fazer algo próprio de um deus do seu estatuto - é o responsável pela Destruição! -, deixando a sua mulher, Parvati, sozinha em casa, no Monte Kailash. Preparando-se para ir tomar banho, a deusa ordenou ao boi Nandi, o leal companheiro do marido, que guardasse a porta do palácio.

"Não quero que ninguém me incomode!", e retirou-se para a sua divina banheira.

Nandi fez como era suposto - mas quando Shiva voltou para casa, o boi foi incapaz de fazer frente ao seu "patrão". Shiva entrou em casa e Parvati ficou furiosa - não tanto pela desobediência em si, mas porque sabia que não tinha ninguém que lhe fosse tão fiel como Nandi era a Shiva.

Uns dias mais tarde, Shiva voltou a deixar Parvati sozinha no Monte Kailash. Aborrecida por não ter nada para fazer, Parvati resolveu fazer uma sesta - e como sabia que não podia contar a 100% com Nandi, pegou num bocado de pasta de açafrão e moldou-a em forma de uma criança. Depois soprou vida para dentro dela e disse-lhe:

"Chamas-te Ganesha e és o meu filho. O meu único filho, a pessoa mais fiel e leal que eu podia conceber. Meu filho, a tua Mãe vai fazer uma sesta e não quer ser incomodada. Por favor não deixes ninguém entrar no palácio, enquanto eu durmo."

O rapaz fez como a mãe lhe disse. Sentou-se à porta do palácio e ali ficou, sabe-se lá quanto tempo, certificando-se que ninguém entrava. Mas um dia Shiva voltou da guerra, ou da caça, ou lá de onde ele vinha; e, irritado por ser impedido de entrar na sua própria casa, ainda por cima por uma criança que não conhecia, mandou os seus exércitos atacá-lo.

Contudo, ninguém o conseguiu derrotar. Shiva percebeu que esta criança não era um ser comum, mas estava furioso e acabou por tomar controlo da situação. Num só gesto cortou-lhe a cabeça. E entrou em casa.

Entretanto Parvati tinha acordado com a confusão, e veio correu até à porta do Palácio. Quando viu o corpo de Ganesha no chão, decapitado, gritou ao marido que se não devolvesse a vida ao filho, ia destruir os universos e os mundos, todos os seres e todas as coisas, todos os tempos, todos os lugares, e até a Criação propriamente dita.

Brahma, o deus da Criação, interveio imediatamente e pediu a Parvati para reconsiderar.

"Muito bem... mas tenho duas condições. A primeira, é que devolvam a vida ao meu filho Ganesha; a segunda, que a partir deste dia ele seja adorado acima de todos os outros deuses."

E assim se fez. Shiva partiu à procura da cabeça do filho, mas tinha sido tal a força com que o decapitara, que esta tinha voado para longe. Impossível de encontrar. Ficou decidido que traria a primeira cabeça que encontrasse, desde que estivesse virada para Norte.

Shiva saiu, deseperado - e, quando voltou, trazia a cabeça de um elefante na mão. Brahma soprou-lhe vida e a criança voltou a respirar. Shiva então declarou que Ganesha era também seu filho, e que partir desse dia ia ser adorado sobre todos os outros deuses.


1 comentário:

Clara Amorim disse...

Estas histórias da Mitologia Hindu são super interessantes...!