25/08/2014

AS VOLTAS DO COSTUME E AS OUTRAS NEM-POR-ISSO

Acabaram-se as férias, este querido mês de Agosto de passeios e reencontros, de papo-para-o-ar, de paparoca-da-boa, de bons vinhos e churrascadas, música e gargalhadas, areia entre os dedos dos pés, o mar nos olhos e o sol na pele. Que bem que soube, este Verão aqui no Rectângulo. Mas há que pôr mãos à obra e pés na estrada, mochila às costas e o passaporte no bolso. Amanhã recomeçam as voltas e as cambalhotas geográficas, retomo finalmente os ritmos que alimentam o meu sonho e este blog.

As voltas do costume

Amanhã volto a Istambul, para preparar mais uma viagem pela Turquia com dez aventureiros da Nomad. Durante a primeira quinzena de Setembro vamos explorar este país que é uma manta de retalhos cultural e histórica - que fascinante descoberta.

Em Outubro volto à Birmânia para a segunda edição da viagem que lançámos no ano passado, também duas semanas - mas agora entre monges budistas e stupas douradas, sorrisos e um património riquíssimo.

E depois da Birmânia: a minha viagem-estrela, a menina-dos-meus-olhos, a Indochina. Agora numa versão mais alargada, a sexta temporada desta aventura arranca em Novembro, e assim que acabar a primeira volta arranco com outra antes do Natal. Serão quatro, entre Novembro deste ano e Março de 2015. Mal posso esperar para me reencontrar com os amigos de lá; e mal posso esperar para voltar a comer alguns dos meus pratos favoritos, neste corropio de sensações gastronómicas que é a viagem pelo Vietname, Cambodja e Laos.

As outras nem-por-isso

Além das voltas do costume, espera-me um ou outro passeio "extraordinário". Na segunda quinzena de Setembro vou aventurar-me, pela primeira vez, no Egipto. Estou ansioso por chegar ao Cairo, por ver as pirâmides e outros lugares históricos, por descobrir o património único deste país que faz parte do imaginário de qualquer viajante que se preze.

E, se conseguir, vou dar uns mergulhinhos ao Mar Vermelho ;)

Entre a Turquia e a Birmânia, e a Birmânia e as Indochinas, pouco tempo vou ter para grandes voltas. Mas alguma coisa hei-de fazer. E depois de vir passar o Natal a casa, voltarei para a Ásia com amigos, onde conto passar o ano na Malásia e na Indonésia.

Mas cada coisa a seu tempo.

O próximo passo é a Turquia. Amanhã lá vou eu.

E por aqui, no blog: vamos acompanhar as voltas, sejam as do costume como as nem-por-isso; e vamos também reviver alguns momentos deste querido mês de Agosto em Portugal. Está prometido um texto com os dias na Serra da Estrela - e não está esquecido. Muito bem breve!

Até já :)

1 comentário:

Clara Amorim disse...

Isto é que é uma grande!!!
E que grande primeiro parágrafo! Muito bem escrito!!! :)