22/01/2014

SÓ NA ÍNDIA #03

Só na Índia é que dois cidadãos nacionais se encontram e têm de comunicar em inglês, porque nenhuma fala a língua nacional oficial - o hindi.

Em conversa com os meus novos amigos, apercebi-me que nenhum fala hindi, a língua oficial da Índia. Comunicam entre eles em bengali, a língua oficial do estado do West Bengal - e se viajarem na Índia, ou se quiserem fazer conversa cm alguém de outro estado, falam em inglês.

Lembro-me de, há uns anos, ter assistido ao meu amigo George - do Kerala, mas estava a trabalhar em Goa - a ser abordado por outro indiano, e não entender nada do que ele lhe disse, pelo que lhe perguntou se falava inglês. Isto para mim foi estranhíssimo.

Claro que num país do tamanho de um continente, isto é quase uma inevitabilidade. A Índia, ao contrário da imagem romântica de marajás e elefantes que muita gente tem, é um imenso caldeirão de centenas - senão milhares - de culturas, civilizações, histórias e tradições.

Aviso em bengali, hindi e inglês.

A Constituição da Índia reconhece o hindi e o inglês como "línguas oficiais nacionais", mas dá poder a cada um dos vinte e oito* estados para escolherem as suas "línguas maternas oficiais". Ou seja: somando tudo, a mesma Constituição reconhece vinte e três línguas oficiais!

São elas, além do hindi e do inglês: assamese, bengali, bodo, dogri, gujarati, kannada, kashmiri, konkani, maithili, malayalan, manipuri, marathi, nepali, oriya, punjabi, sanskrit, santali, sindhi, tamil, telugu e urdu.

Mas há mais!

Para se ter uma noção, na Índia há 30 línguas com mais de um milhão de falantes; 60 com mais de cem mil e 122 com mais de dez mil!

E como se pode imaginar, cada qual apresenta os seus números. O censo de 1961 reconhecia 1.652 línguas (incluindo dialetos, claro). Em 1991, o número baixara um pouco, para 1.576 "línguas maternas", segundo a classificação oficial indiana. O projecto "People of India" identificou 325 línguas utilizadas por vários grupos étnicos e comunidades. A entidade SIL Ethnologue refuta com uma lista de 415 línguas vivas.

A salganhada é o que se vê.

Na prática, apenas metade da população indiana fala hindi - e alguns só o "arranham". A outra metade domina apenas a "língua materna". E quando viaja: fala em inglês.

Só na Índia! ;)

2 comentários:

Joana Fragoso disse...

só na India mesmo, aqui em Portugal só há uma língua materna, e mesmo assim são poucos os que a falam bem!!!

Clara Amorim disse...

Bem, eu diria que a Índia é também uma verdadeira Indipédia!!! :)