09/01/2014

MARAVILHA #08: NEMRUT DAGI

Na lista das Sete Maravilhas do Mundo Antigo, três estavam situadas no território que é hoje a Turquia. Por coincidência, e só coincidência mesmo, nesta lista de 2013 a proeza repete-se.

Confesso que, até chegar à lista final, bem que tentei incluir outros lugares noutras partes do globo. Mas nesta categoria foi-me difícil, dentro dos padrões que defini, fugir a esta inevitabilidade. São por isso três, os lugares na Turquia que entram nesta lista. E até podiam ser mais. As ruínas de Ani, por exemplo. Não sei como não as tenho aqui. Se tenho Ephesus e Santa Sofia, devia ter Ani. E o mosteiro de Sumela? Se tenho Las Lajas, devia incluir Sumela.

Injustiças. Haverá sempre quem fique de fora, quem não tenha o destaque que merece. E se me propus nomear apenas treze, tenho pena mas Sumela e Ani terão de ficar de fora. Tal como Hué e Hanói (Vietname), os centros históricos de Cusco (Peru) e Quito (Equador), a vila de Paraty (Brasil), o Palácio Real de Bangkok (Tailândia), as aldeias flutuantes do lago Titicaca (Peru).

É o que dá andar sempre às voltas ;)

Mas concentremo-nos na Maravilha número oito.

Nemrut Dagi, um monte no leste da Turquia, à entrada do Curdistão, onde há mil anos foi construído um mausoléu. O lugar é inóspito e espectacular, não há nada à volta senão ar puro e mais montanhas. Faz parte da viagem que organizo com a Nomad, de Istambul ao Curdistão - e assistir aqui ao nascer-do-sol é, sem dúvida alguma, um dos pontos altos das duas semanas de aventura.

Venham de lá os uaus:








1 comentário:

Clara Amorim disse...

Ainda vamos na oitava e eu já estou a transbordar de tão maravilhada!!! :)
Que posts tão bonitos, Jorge!