10/01/2014

MARAVILHA #12: GUERREIROS DE TERRACOTA

Ora aí está uma estreia, na lista das Maravilhas! É a quarta... em treze.

Os Guerreiros de Terracota, ou o Exército de Terracota, é daquelas coisas que nos deixam de "boca à banda". Mas o senhor que mandou construir isto não tinha nada mais interessante para fazer? Ai não? Ok. Ainda bem, então.

Porque o resultado é incrível.

Se por um lado o espaço à volta é muito pouco interessante - as ruínas estão protegidas por três enormes pavilhões de ferro, alumínio e zinco, numa zona museológica um-tanto-ou-quanto hermética; por outro, a dimensão das escavações ultrapassa tudo o que já se viu e imaginou. E estou só a falar daquilo que já foi desenterrado - porque é bem visível a parte que continua intocada. Não há tempo nem recursos nem tecnologia para revelar tudo. E assim, uma boa parte deste achado único está ainda por "descobrir". Está lá, percebe-se que está lá. Mas debaixo de terra.

E o que já está à mostra!

A sério: faltam-me as palavras.

Ficam as fotos.








Mais do que o Exército propriamente dito, do qual já tinha as minhas expectativas (e que felizmente foram ultrapassadas), foi Xi'an que mais me surpreendeu. Mas isso deixo para outro post. Infelizmente, enquanto estava na China não tinha acesso ao blog nem ao facebook, e acabei por nunca escrever nada sobre esta viagem. Que se faça justiça. Jorge Vassallo. Um dia destes vingas-te.

Sem comentários: