07/01/2014

COM QUE CORES SE PINTA A INDIGNAÇÃO

Que cor tem a indignação? A frustração? Que cor tem o amor ao próximo, o patriotismo, a sensação de fazer parte de alguma coisa?

Servem as bandeiras e os símbolos para dar isso, parece-me.

O Eusébio morreu e o país pintou-se de encarnado. É normal, sendo o King uma lenda do Benfica, além de símbolo nacional.

Na Tailândia, fala-se de Camisas Vermelhas e Camisas Amarelas. Agora são os últimos na rua, mas há poucos anos era o contrário. E não interessa de que lado se está, a indignação aqui tem sempre três cores: vermelho, branco e azul.

Dizem os livros, a internet e os entendidos que o azul da "tricolor" simboliza a monarquia, o branco é o budismo e o vermelho a nação e o povo. Mas nas bandeiras agitadas nos comícios, nos apitos em histérico uníssono, nas t-shirts à venda nas ruas... estas são as cores da indignação. Estas cores dizem "sou tailandês e quero um futuro melhor". Seja qual for a cor política.

Fui dar uma volta, hoje de manhã, à Avenida Ratchadamnoen, ocupada pelos manifestantes há cerca de dois meses. Não foi a primeira vez que lá passei - mas hoje o objectivo era captar estas cores e a expectativa, quem sabe trocar ideias e conversar com algumas pessoas. Os objectivos foram todos cumpridos - e neste post partilho então uma amostra do carnaval montado à volta dos protestos.

Destas cores se pinta a indignação tailandesa:

















1 comentário:

Clara Amorim disse...

Gosto destas crónicas coloridas...! :)