23/05/2013

SABIA QUE... #06

...a Avenida 9 de Julho, em Buenos Aires, é a rua mais larga do mundo.

Chega a ter sete faixas em cada sentido, no "corpo principal", mais duas faixas secundárias de cada lado. Para atravesssá-la a pé, um só sinal verde não chega - e acreditem que eu e o Bunty fomos testar esta teoria. Quase que conseguimos, mas não conseguimos: o sinal mudou para vermelho antes que atravessássemos a última parte da avenida.

A avenida homenageia a data do dia da independência da Argentina - nove de Julho de 1816 - e é aqui que se pode ver o Obelisco, o Teatro Colon e, entre outros marcos importantes da cidade... uma estátua do Dom Quixote!

Confesso que não sabia da estátua - e que apesar de ter passeado nesta área repetidas vezes, não dei pelo senhor. Mais uma estátua que me fica atravessada, em Buenos Aires...

Foto roubada à wikipedia

Mas o que a wikipedia não diz e que não encontrei em lado nenhum na internet, mas que fiquei a saber no terreno: a avenida 9 de Julho funciona como eixo central na organização da cidade, pois todas as ruas que a atravessam (na perpendicular, pois o plano da cidade é quase todo em quadrícula), fazem-no no número 1000. E cada quarteirão tem cerca de 100 metros, por isso é presentado por uma centena de números. Ou seja: se precisamos de encontrar, por exemplo, o número 840 da Rua Belgrano, sabemos imediatamente que fica dois quarteirões a este da 9 de Julho. Se vamos, noutro exemplo, para o número 1635, então teremos de ir para o lado oeste da avenida, e avançar até ao sexto quarteirão. Prático, não é?

3 comentários:

Clara Amorim disse...

Pois não sabíamos! Mas ficamos agora a saber...!

jorgil disse...

Parece uma bela cidade e, pelos vistos, bem desenhada!

kyta disse...

Engenhosa e curiosa a colocação dos números de polícia... Desconhecia!