31/05/2013

SURPRESA Nº 3: URBANIZAÇÕES

A terceira surpresa do dia não foi bem uma surpresa. Na verdade já tinha a impressão de que Punta del Este não devia ser nada de especial... mas mesmo assim alimentámos esperanças e acreditámos que valia a pena ficar aqui uma noite, seguindo na manhã seguinte para Cabo Polónio, que nos fora muito bem recomendado.

Logo aos primeiros metros percorridos no perímetro urbano da localidade percebi que este lugar não era para nós. Urbanizações ao estilo mediterrânico, relvados e palmeiras, tudo muito "organizadinho", planeado ao pormenor, mais um Algarve, mais uma Ibiza. Igual em todo o lado. Alguns prédios ao longe, rodeados de um mar e um céu cinzentos - prometia chuva.

É assim a vida: nem todas as surpresas têm de ser boas.

Ou seja: a primeira coisa que fizemos, mal saímos do autocarro, foi perguntar quando é que partia o próximo.

E a segunda coisa que fizemos foi atravessar a estrada até à praia, para fotografar uma famosa estátua de uma mão gigantesca a "sair" do areal, que aparece em tudo o que é postal - já vínhamos com intenções de a fotografar.



Chama-se "La Mano" e foi criada pelo artista chileno Mario Irrazaba, em 1982.

E ao contrário da versão que nos fora "vendida" - que a estátua é uma homenagem (mórbida, digo eu) aos afogados -, afinal o monumento celebra "a presença do Homem na Natureza". É o que diz a placa, pelo menos.

Eu "cá" gosto mais dos afogados.

E por falar em água: começou a chover. Voltámos para a estação, mas tínhamos duas horas até ao próximo autocarro, que ia para Punta del Diablo. Eu continuava com dores no joelho, não me apetecia grandes passeatas com vista para as urbanizações - por isso fiquei a escrever um pouco. Já o Bunty estava cheio de energia, tinha visto ao longe um farol que queria fotografar - e foi dar uma volta pelo centro da cidade.

1 comentário:

Clara Amorim disse...

Uma "Mano" surpreendente...!
E aguardamos a próxima surpresa... :)