30/05/2013

PORONGO

Antes de avançar para o nome que serve de título a este post, gostava de esclarecer aqui um mal-entendido: ontem comentei acerca do facto de quase toda a gente no Uruguai andar com uma caixa de binóculos a tira-colo... pois bem: afinal não é uma caixa de binóculos.

Mereço um calduço pela estupidez.

Enfim: a tal sacola/embalagem que toda a gente leva de um lado para o outro, serve para levar o termos e a chávena do mate. Dah!

Mas voltando ao título do post: refere-se ao nome "institucional" da tal chávena com a palhinha, de onde toda a gente bebe o mate. Porongo. Mas perguntem a quem quiserem, ninguém a vai reconhecer por este nome. O Uruguai conhece-a por mate, tão simples quanto isso. E a palhinha também tem nome próprio: chama-se bombilla.

E para que não fiquem a pensar que estou a exagerar com esta conversa do mate ser uma obsessão nacional, desafiei-me a mim próprio a realizar um pequeno exercício. Sentado à espera do autocarro que nos ia levar de Montevideo para Punta del Este, concentrei-me nas pessoas que passavam e decidi-me a tentar fotografar algumas, durante um ou dois minutos, não mais que isso. Para ver quantos traziam o mate.

Das quinhentas e trinta e oito pessoas que passaram em pouco mais de noventa e nove segundos, oitocentas e doze traziam o mate com elas ;) e eu fotografei umas cinco ou seis. Depois seleccionei três fotos para ilustrar o fenómeno. A sério: são três fotos tiradas quase de uma só vez, em pouco mais de um minuto. A quantidade de gente com o termos debaixo do braço, ou a beber da palhinha, ou a encher a chávena com água quente... inacreditável.




3 comentários:

kyta disse...

Porongómanos.....

Clara Amorim disse...

Por acaso, parece mesmo uma caixa de binóculos...! :)

Turista acidental disse...

Que vicio. e devem de estar sempre na casa de banho, não é?