03/03/2014

BOM DIA, PANCADARIA

Ontem o Leang - um dos meus drivers de Phnom Penh - desafiou-me para ir ver um combate de boxe tradicional cambodjano. Já sabia da obsessão nacional com este muay thai que não é bem muay thai (os cambodjanos insistem que não é bem a mesma coisa, e que o tailandês é que é uma cópia da versão cambodjana) mas nunca me tinha passado pela cabeça assistir a um combate aqui.

E que bem fez ele em desafiar-me. Perguntei ao grupo que me acompanha nesta volta pela Indochina se alguém queria vir comigo num "extra programa"... e consegui convencer três curiosas. Ao fim da tarde, enquanto algumas pessoas foram fazer massagens, outros sentaram-se na esplanada do FCC a beber gin tónicos e martinis - e nós fomos ver boxe.

Nós e um pequeno estádio - ou, para ser mais correcto, um enorme estúdio de televisão - cheio de cambodjanos. Eramos os únicos estrangeiros e obviamente o centro das atenções, nos primeiros instantes - mas rapidamente todos os olhos se fixaram no ringue, onde a acção acontecia.

Foi uma experiência muito interessante, e que vou recomendar em futuras visitas. Os combates repetem-se todos os fins-de-semana - e coincidência-ou-não, é aos fins-de-semana que costumo estar em Phnom Penh com os grupos da Nomad.

Fica um click da tarde passada ontem entre gritos, aplausos e muita pancada:



3 comentários:

Joana Fragoso disse...

ontem de manha também vi pancadaria, mas não foi num ring....foi num café.....

Ignorante das Letras disse...

Aposto que a Mariana foi uma das 3. Estou errada?

Alberto disse...

reservar, pf, um bilhete para dezembro.