17/12/2013

MATEMÁTICAS & GEOGRAFIA

Gosto de números. Não que seja especialmente dado a matemáticas, mas gosto das simbologias e numerologias, de fazer contas às contas, de dar voltas às geografias, ao tempo e ao espaço... e medir, pesar, contabilizar. Será assim tão estranho?

Nesta fase do ano, por exemplo. Dezembro. Contam-se os dias para o que aí vem. Fazem-se balanços, fazem-se as contas à vida. Aquilo que correu bem, ou não. As promessas cumpridas, ou não. E depois projectam-se as conclusões em novas promessas, em ideias e calendários, em desejos e convicções.

Chega Dezembro. Estes últimos dias antes do fim do ano - faço sempre a mesma coisa. Pego no Moleskine e folheio aventuras e encontros, compromissos e inesperados, viagens, paragens, miragens. Refaço voltas, viajo outra vez - lendo e desvendando as páginas rabiscadas, anotadas. Às vezes em branco. O caderninho que é uma espécie de agenda (mas com mais "pinta") diz-me onde estive, o que fiz, com quem. E facilita-me o trabalho. Facilita-me as contas.

A primeira volta que dou às matemáticas da minha geografia é a contabilidade dos dias. Quanto tempo passei em cada país. Quantas vezes fui a cada lugar. Onde passei mais tempo. E menos. E depois a matemática transforma-se em prosa e viajo nas experiências e na lembrança dos sorrisos e dos sabores, e é como se vivesse tudo outra vez, é como se ouvisse cada som, cheirasse cada odor.

Mas prosas à parte. Vamos lá a contas. Somei os dias e as geografias e deu nisto:

1. Fui dar uma volta a nove países "novos", este ano.

Os primeiros oito são fruto da minha volta-estreia na América do Sul, ao longo de 99 intensos dias a viajar com o meu amigo Bunty. Entre o final de Fevereiro e Maio, passeei pelo Brasil, Uruguai, Argentina, Chile, Bolívia, Peru, Equador e Colômbia.

A nona estreia foi já mais perto do fim do ano, e aconteceu na Ásia. Fui pela primeira vez às Filipinas - infelizmente por menos tempo do que gostaria - e aproveitei para descansar e fazer muuuuuito pouco.

2. As voltas do costume foram as voltas do costume.

Para a Indochina dei as voltas que tinha a dar no Vietname, Cambodja, Tailândia e Laos; além da Malásia, que está quase sempre presente à chegada, ou à partida, ou nas voltinhas dos entretantos. Por causa do Transiberiano voltei a pisar território russo, mongol e chinês. E como é hábito há quatro anos, passei quase um mês na Turquia.

3. Portugal foi o país onde passei mais tempo.

Apesar de ser quase sempre a correr, somando todas as idas e vindas à "terrinha" consegui ficar bastante tempo em Portugal. E foi tão bom.

4. As voltas deste ano ficaram marcadas, entre outras coisas, por dois "regressos fixes".

Por um lado: Singapura. Curiosamente, foi o país onde passei menos tempo em 2013. Apenas três dias. Já lá tinha estado há quatro anos - e, para ser sincero, não tinha achado grande piada. Na altura fui para ver as decorações de Natal, passeei um ou dois dias pela cidade e fui-me embora muito pouco impressionado. Mas este ano... este ano voltei em grande. Comi como um rei, andei como um peregrino, diverti-me como uma criança. Gostei muito - e fiquei com vontade de voltar.

O outro regresso foi ainda mais impressionante. Três anos depois da primeira vez, voltei à Birmânia. Ou Myanmar. Seja-lá-que-nome-lhe-queiram-chamar. Voltei tão ou mais apaixonado quanto a primeira vez. Repeti o que tinha de repetir, visitei lugares novos, vivi experiências únicas - e o que me deixa de felicidade estampada no olhar é saber que, a partir de 2014, passo a visitar este lugar maravilhoso com regularidade. Há pessoas com sorte, não há? ;)

Geo-matemáticas ;)

Chega de conversa, então.

Passo à lista de países, organizada segundo o tempo total passado em cada um, não interessa se lá fui uma ou duas ou mais vezes.

Em 2013, passei um mês ou mais em:

Portugal (45 dias)
Laos (31)
Vietname (30)

De duas semanas a um mês em:

Rússia (29 dias)
Cambodja (28)
Myanmar (27)
Turquia (23)
Chile (20)
Tailândia (18)
Colômbia (17)

De uma a duas semanas em:

Brasil (13 dias)
Peru (13)
China (13)
Argentina (12)
Bolívia (10)
Mongólia (10)
Filipinas (8)

Menos de uma semana em:

Malásia (7 dias)
Uruguai (5)
Equador (3)
Singapura (3)

4 comentários:

Clara Amorim disse...

Boa Jorge!
Gosto muito desta matemática prosaica...!

POC disse...

Não tenho palavras para descrever o tamanho da minha inveja :)

lv disse...

Está linda a descrição matemática deste teu ano de 2013.
mesmo sendo Portugal o país onde estiveste mais tempo, parece sempre tão pouco :)

Tia Minan disse...

Espantoso! Adoro essa precisão. Beijinhos e continua. A tua casa é o mundo.