22/08/2011

SUZDAL A CORES

PARTE 1: OS CINZENTOS DO COSTUME

Estes russos são mesmo estranhos.

Não há quase comunicação possível, parece que se estão "nas tintas" para tudo, sempre de trombas, não olham nos olhos.

Depois de três horas no comboio, saí na estação de Vladimir - a minha primeira paragem nesta aventura transiberiana. Daqui era suposto apanhar um autocarro para Suzdal, mas havia duas filas nas bilheteiras. O Chun (o taiwanês que conhecera à saída de Moscovo) perguntou a uma senhora se a fila onde estava era a correcta. Reacção imediata: um encolher de ombros e desvia logo o olhar, tipo só-me-faltava-agora-aturar-perguntas-idiotas.

Conseguimos o bilhete, apesar de tudo. Metemo-nos no pequeno autocarro, que demorou uma hora até Suzdal - tal como previsto. E como tínhamos ouvido falar que era preciso fazer a pé os últimos 2km até ao centro, decidimos confirmar com o driver.

"Suzdal?", enquanto saíamos, a apontar para o chão.

"Dah."

Até o "sim" parece que traz frete.

Ou seja: saímos. E começámos a caminhada. Dois quilómetros... "faz-se bem, não custa nada". E não custa. Mas o Chun tinha um pensamento para partilhar:

"Acho que vi algumas pessoas no autocarro a dar 10 rublos ao driver, de certeza que era para ele os levar ao centro da vila."

Dito e feito: passa o autocarro por nós.

E porque é que o homem não nos disse que ia ao centro, quando perguntámos? Não é preciso saber inglês - bastam alguns gestos. Porque não fez mais uns trocos? Porque é que nos deixou ir a pé? Eu conheço dois-ou-três-ou-mais países capazes de dar umas lições de hospitabilidade, solidariedade e até sentido de negócio, a estes senhores. Seja por uma questão de comunicação, coração ou puro interesse comercial, sei de lugares onde nunca - nunca! - nos deixariam ir embora assim, caso houvesse alternativa. E às vezes, mesmo que não houvesse.

Anyway. O passeio até foi agradável.

PARTE 2: UMA SURPRESA COLORIDA

E a vila revelou-se uma surpresa... muito colorida. As casas lindíssimas, todas em madeira e ricas em recortes nas janelas e nos telhados - e as cores! As cores!




















4 comentários:

Anónimo disse...

Que espectáculo. Ainda gosto mais do que as estações de metro.
Continuo a ser uma fã deste blog. Um grande beijinho Jorge e obrigada por partilhares connosco.
Bjs Tia Guida

LV disse...

Esta fotografias merecem estar numa exposição e não só aqui no blog. Estamos à espera, para quando ????

tia + velha disse...

É verdade, estas janelas parecem quadros. Que giras são as casas. O metro é o máximo. Já o tinha visto na net. Continuação de boa viagem. Beijinhos
tia M

Clara Amorim disse...

Absolutely amazing!!!