25/08/2011

E POR FALAR EM HISTÓRIAS DE AMOR...

...não é que a meio de um dos passeio por Suzdal, estávamos a atravessar uma ponte quando damos de caras com algo que nos deixou... hmm... intrigados.

Cadeados. Muitos cadeados. Alguns em forma de coração, outros não. Com palavras escritas, nomes gravados, datas e coraçõezinhos.

Tradição? Superstição? Religião?

Eis algo de completamente novo para mim, nunca tinha visto tal coisa. Ficam as fotos, já explico o significado, segundo me explicaram mais tarde.





















Parece que a brincadeira é moda recente na Rússia, mas que se está a transformar numa tradição - muito depressa. Não sei a origem (mas vou pesquisar), sei apenas que os recém-casados deixam um cadeado com os seus nomes (ou iniciais, ou nada) preso a gradeamentos, normalmente de uma ponte - e deitam a chave ao rio que passa por baixo.

Curioso. E tendo em conta que a Rússia é um dos países com maior número de divórcios, fico na expectativa de saber o que fazem os ex-casais dos cadeados. Saltam ao rio para procurar a chave? Pura e simplesmente esquecem-no? Mas e se casam segunda vez? E se chegam à ponte e lá está: o cadeado do primeiro casamento?

"Olha aquele cadeado, meu amor. Não é tão giro? Foi o meu primeiro casamento, com a Natália. Durou seis meses. E aquele ali mais à frente, foi do segundo casamento, com a Irina. Eheh. Belos tempos. Depois foi a Olga... aquele cadeado amarelo ali na ponta. A Olga era uma granda maluca. Mas nunca mais engravidava, por isso ao fim de um ano foi recambiada para o convento."

"Mas desta vez é a sério. Desta vez eu sei que vai resultar."

8 comentários:

xana disse...

ou sonhei ou já vi isto dos cadeados... penso que em Itália!! será possível?! :)

Marta Luz disse...

É verdade... em Itália. Começou com o livro "Quero-te Muito" de um autor italiano e virou moda. No livro, o casal fecha o cadeado e atira a chave ao rio Tibre para afirmar amor eterno.

Jorge disse...

Que giro... provavelmente também vem daí, esta nova tradição. Porque segundo me foi dito, é uma coisa muito recente na Rússia.

Bem visto, Marta! Seja bem aparecida :)))

Clara Amorim disse...

Bem, Jorge, nao e so na Russia... Tambem na Finlandia e nos Paises Balticos por onde tenho andado. Ha milhares deles em varias pontes por ca!!! Acentos e que nao se veem por ca! :))

Meerkat disse...

O ano passado nas várias pontes em Sevilha,os cadeados também me/nos surpreenderam. Há uma moda algures pelo mundo que somos os únicos que não sabemos!
Continuação de boas viagens, e boa escrita!

Maria Fernanda Abrunhosa disse...

Viva Jorge

Depois de ver os comentários até eu fiquei admirada! porque já tinha visto essa "moda" na Polónia, na Eslóvenia e Lituania... pensei que era da zona mas pelos vistos é "andaço", como diz o outro...
Estou adorar as crónicas da Rússia.
Para quando o LIVRO? Um grande abraço

Sofia Natálio disse...

Em Florença, onde todas as pontes estão carregadas destes cadeados, já existe mesmo uma lei que proibe esta moda. Paga multa quem for apanhado.

Estou a gostar muito de acompanhar o blog, espero um dia acompanhá-lo nesta viagem com o grupo da Nomad :)

darasola disse...

Hoje vi o primeiro cadeado na ponte D. Luís no Porto, no tabuleiro superior. Se a moda pega aqui, isto promete...