15/08/2011

SABES QUE ESTÁS NA RÚSSIA...

...porque quando chegas a Moscovo, chegas a "Moskba":


...porque todas as ruas parecem ter nomes estranhos. As palavras escritas em cirílicos ficammais... exóticas:


...porque vês um McDonald's em cada esquina:


...porque tal como a geografia, a herança comunista e quase tudo neste país, também o capitalismo vem em tamanho XL:




...porque as ruas têm umas vinte e tal faixas em cada sentido:


...porque é preciso descer quilómetros de escadas rolantes até chegar às plataformas do metro:


...porque o mapa do metro é tão "marado" que ficamos com os olhos todos trocados:


...porque há imagens e referências àCatedral de S. Basílio por todo o lado. Pintada à entrada do meu hostel,em fotografias penduradasnas paredes de um restaurante, grafitada num muro a caminho da embaixada da Mongólia... está em todo o lado, incluindo no Kremlin, a própria, a verdadeira, finalmente ao vivo e a cores, ao fim de um longo dia de caminhada pela cidade:








Sabes que estás na Rússia porque parece que toda a gente está "de trombas". Porque há garrafas de cerveja e de vodka nas mãos das pessoas que andam na rua, e abandonadas pelos cantos, e nas montras dos quiosques, e nos cartazes de pubicidade. Por todo o lado álcool. E mulheres bonitas. Louras, altas, elegantes - com ou sem estilo, as russas são lindas. Sabes que estás na Rússia, porque ouves as pessoas falar e parece português, por momentos acreditas que sim, soa ao mesmo - mas é diferente.

Sabes que estás na Rússia. Nem que seja porque estás "em pulgas", em contagem decrescente para embarcar no Transiberiano, um dos grandes clássicos de viagem, e é em Moscovo que tudo começa. Falta pouco.

Bem-vindo a Moscovo, apesar das "trombas". Apesar dos grunhos, dos encolheres de ombros, dos desviares de olhar e das caras feias. Há um coração grande e sorrisos escondidos atrás das esquinas, não te preocupes. Quando menos se espera, eles aparecem.



4 comentários:

Clara Amorim disse...

Bom dia, Jorge!

Sabes que estás na Rússia porque a todo o momento te deparas com pequenos grandes pormenores desconcertantes! E as fotos agora publicadas são exemplo disso...

Continuação de boa viagem!

Luis Leote disse...

Boa viagem, tira fotos de tudo, para nós te acompanharmos. Vais até ao fim da linha? Devem ser dias! Um abraço e até breve nestes lugares.

Jorge disse...

Vou ate ao fim da linha, mas desvio para os lados de Pequim, nao Vladivostok. :)

Bom dia, Clara. Eh verdade, ha pormenores desconcertantes nesta cidade. Como aquela rapariga ao pe da entrada do metro com um cavalo. As pessoas iam ter com ela, davam umas festas no cavalo, deixavam uma esmola e seguiam com a sua vida. So isso. Que estranho.

Jorge disse...

Ah, e podem contar com posts diarios, durante esta viagem. Esta semana da direito a dois por dia! :)