16/08/2011

O METRO MAIS BONITO DO UNIVERSO

Eu sei que isto vai soar a chiché, mas é uma verdade incontornável e não consigo evitar a comparação: ir a Moscovo e não andar de Metro é como ir a Roma e não ver o Papa. Aliás: é pior ainda. Porque o Papa pode estar em visita a algum país, ou em peregrinação, ou a fazer uma sesta, ou a fazer cocó.

O Metro não - no fundo, no fundo, o Metro está sempre lá. Bem no fundo, aliás, que eu nunca vi escadas rolantes tão longas. Cheguei a contar sete minutos, sem exagero!, a descer para as profundezas.


Esta manhã conheci um malaio que está a viajar de bicicleta (partiu de Singapura e vai para Londres) e depois de fazermos uma prova de cozinha russa num hotel de cinco estrelas (chique!) decidimos ir dar uma volta de metro. Tinham-me aconselhado a visitar duas ou três estações em particular, por isso guiámo-nos pelo mapa do metro (bilingue) que ele tinha descarregado no seu iphone e foi fácil orientarmo-nos.
















Mas eu queria mais.

Desafiei o Winston a irmos à descoberta, e não é que ele saca outra vez do seu iphone e diz com o ar mais natural do mundo:

"Podemos sempre pesquisar no google."

Sou mesmo saloio. Fiquei tão feliz. Fizemos um search por "most beautiful metro stations in Moscow" e apareceram logo algumas preciosidades. Entretemo-nos durante horas a entrar e a sair do metro, sempre de máquina na mão, boca aberta de tanto fausto - é incrível.










































Conclusão número 1: É obrigatório ver. Não me perguntem o nome das estações outra vez, são demasiado complicadas para memorizar. Mas é mesmo obrigatório.

Conclusão número 2: Eu quero um iphone! Se o brinquedo já em andava a seduzir há algum tempo, com a quantidade de funcionalidades que me dão jeito em viagem, agora foi a gota de água. Quero um! Quero um! :)

5 comentários:

Clara Amorim disse...

Sem dúvida alguma que algumas estações do Metro de Moscovo são autênticas galerias de arte subterrâneas! Gostei de rever (parece que ainda continua tudo muito bem tratado)!!!

Quanto ao iPhone... Bora lá pedir um à Nomad!!!

Magalhaes disse...

Jorge...Iphone e razoavel mas existe outros telemoveis, quase todas pessoas que conheço ou desistiram ou pagaram demasiado para desitir agora do iphone....IPAD e grande mas muito util, ja utilizei na viagem a madeira...e tenho que comprar um....
Quando a Moscovo, eles falam algum ingles?... assim que for a australia em 2012....fazer o transiberiano esta na minhas prioridades....fico a espera que falas para te pedir conselhos....boa viagem e um grande abraço

Margot disse...

Acho que agora é Samsung,iPhone é passado :)um esclarecimento adicional as do Porto,foram consideradas uma das 50 mais bonitas do mundo ;)

LV disse...

Desculpem, mas o I PHONE é sempre o I PHONE. por muito que façam outros nenhum se compara. Falo por experiência própria e Jorge, acho que já merecias um. que tal tentares um patrocinio da Apple ????

LV disse...

Ah é verdade .... e as estações de metro um verdadeiro assombro, lindas ....