23/08/2011

AI MINHA NOSSA SENHORA!

Que eu ainda apanho um torcicolo!

Passámos a manhã a ver igrejas - e há muitas, em Suzdal. Diz o guia que são, ao todo, 3 mosteiros, 2 conventos e 30 igrejas - sendo que pelo menos 3 são consideradas catedrais... e Património da Humanidade. Embrulha.

Não vou encher este post com fotografias de todas as igrejas de Suzdal. Não vou. Vou enchê-lo com fotografias de igrejas - mas só duas. Duas singelas, modestas, humildes igrejas.

Assim sendo, começo pela Catedral da Natividade da Virgem, que segundo o guia foi fundada em 1220, mas a placa no local diz 1225. Um erro gravíssimo, que vou ter de tirar a limpo da próxima vez que encontrar o Papa. Quando for a Roma, portanto. Ou então quando for para o Céu e encontrar o Nosso Senhor (eu não vou para o Inferno - apesar de tudo). Dou-lhe um valente bacalhau e "olha lá, ó Deus, lembras-te daquela igreja lá em Suzdal... aquilo era de 1220 ou 1225?"

E Ele ri-se com a pergunta, ri-se muito, ri-se às gargalhadas e olha para os lados a ver se vê alguém, e começa a tossir, e a desviar o assunto, e a disfarçar porque na verdade nem se lembra de que igreja estou a falar. Tantas igrejas pelo mundo fora, Ele vai-se lá lembrar daquela.

Datas e devaneios à parte, agradeçam-me as fotografias, porque visto ao vivo dá cá umas dores no pescoço...

























Continuámos as nossas voltas por Suzdal. É mesmo gira, o raio da terra. Como é que um sítio tão pequenino consegue reunir tanta coisa... dezenas de igrejas, arquitectura medieval russa, um rio onde apetece mergulhar, artistas, casórios, turistas.

Estou a escrever esta crónica no comboio, já a caminho de-não-sei-onde, mas se pudesse puxava o travão de mão, fazia uma derrapagem e lá ia o comboio de volta para Suzdal.

E se não acreditam em mim, vejam lá a Catedral da Transfiguração do Salvador, a ver se não é razão suficiente para telefonar para a CP russa a fazer uma ameaça de bomba, só para o comboio voltar para trás.













Preguei-vos uma partida - maroto. Disse que era a Catedral mas não era. Estas eram só da capelinha mesmo à entrada. As fotos-a-sério-a-sério são as que se seguem. Espero que gostem, deu uma trabalheira.






















4 comentários:

Anónimo disse...

Valeu a pena o torcicolo. Lindo!
Bjs Tia Guida

LV disse...

Ironizações à parte com a Catedral da Natividade da Virgem, seja de 1220 ou 1225 vale mesmo a pena ver.
Quanto à Catedral da Transfiguração do Salvador nem sei o que gostei mais, se a capeinha da entrada se a catedral propriamente dita.
Uma coisa é certa, valeu a pena o torcicolo.
Bjs

Tia + velha disse...

Estive suspensa com tanta beleza. Nem me apetecia fazer mais nada e costou-me desligar! Que maravilha! Merece ser visto mais que uma vez e ficar lá uns dias. Beijinhos
Tia M

Clara Amorim disse...

Uma maravilha!!! E sem torcicolo... Thanks!