29/08/2013

EM PEQUIM

Depois de Moscovo, Irkutsk e Ulaanbaatar: curiosidade e pauzinhos, caracteres estranhos e cores vivas. Que mudança de ares. Que final de viagem.
Pequim: depois de uma jantarada épica e uma boa noite de sono para repor energias e aterrar, saímos de manhã cedo, de metro, na direcção da Praça de Tiananmen. Misturámo-nos com a multidão na fila para o raio-X, instalado à entrada da famosa praça... e durante uma hora cada um vagueou sozinho, a captar, a descobrir, a registar pontos de vista.

Eu concentrei-me num gigantesco ecrã, onde passavam imagens do país e do povo, num longo desfile de imagens que roça a propaganda, mas muito interessante - e bem produzido.

Já conhecia o ecrã: são dois, na verdade, porque em Tiananmen tudo é absolutamente simétrico. Noutras ocasiões tive oportunidade de me "perder" nas imagens de sonho que nos fazem ficar com vontade de prolongar a estadia e partir em exploração.

Mas desta vez resolvi abordar a coisa de uma forma diferente. Deixei-me parado, muito sossegadinho, mesmo à frente do ecrã... e à medida que as pessoas passavam à minha frente, com o ecrã em pano de fundo, fui fazendo umas fotografias.

Eis algumas. Note-se que enquanto fiz estas fotos, não me mexi um centímetro. Ou seja: apesar de parecer que são feitas em lugares diferentes, o que na verdade vai mudando são as imagens no ecrã gigante. E dá um efeito giro. Digo eu. ;)






Há dois anos, na primeira vez que vim a Pequim, concentrei-me mais nas tendências de moda. Para quem não acompanhou os relatos dessa altura, fica aqui o post em que mostrei aqui a ModaPequim ;)

5 comentários:

Clara Amorim disse...

Uma ideia brilhante, Sr. Jorge Vassallo!!! ;)

Anónimo disse...

Muito bom, parabéns!

ffonsecaa disse...

Excelente resultado. Adoro a maneira como vê as coisas e as partilha aqui. Parabéns pelo blogue.

Lyra disse...

Dá um efeito muito giro, sim senhor. :-)

agrades disse...

Quando fui a Pequim, há 11 anos, não havia esse painel na Praça Tian...
E tudo tem crescida tanto!