03/08/2013

MAIS CADEADOS (MUITO MAIS!)

Foi há precisamente dois anos que vi pela primeira vez, aqui na Rússia, os chamados "cadeados de amor". Estava a passear em Suzdal, a três horas de Moscovo, quando deparo com uma pequena ponte carregada de coloridos cadeados, alguns em forma de coração, quase todos com nomes escritos. Percebi logo que havia ali uma tradição, perguntei a umas pessoas que passavam e disseram-me que os casais de namorados vinham ali jurar amor eterno, prendiam os cadeados e depois atiravam a chave ao rio.

Uma semana depois, encontrei mais alguns em Krasnoyarsk, na Sibéria - e pelas reacções aos posts que publiquei no blog, depressa me apercebi que havia uma nova "moda" - não só na Rússia e na Europa, mas pelo Mundo todo. Aparentemente, tudo começou com um romance italiano adaptado a filme.

Desde os primeiros cadeados publicados, descobri muitos outros e fui publicando aqui no blog os achados. Não só os "meus", mas também aqueles que me foram enviados por outros viajantes.

Esta semana, em passeio por Moscovo, nem queria acreditar na "descoberta": uma ponte com árvores em ferro forjado, feitas especialmente para as pessoas colocarem aqui os seus cadeados.

Entreti-me durante alguns minutos a tirar algumas fotos a estas árvores, todas elas carregadas com centenas de cadeados - já tinha material para mais um post no blog.

Mas a surpresa maior surgiu quando, já saciado desta sede de registos, reparei que havia, na outra margem do rio, um passeio com dezenas destas "árvores", e ainda mais carregadas que aquelas em cima da ponte. Ao que e foi explicado, quando uma árvore fica demasiado cheia na ponte, transferem-na para a margem e colocam uma nova, vazia, para que as pessoas a possam encher.

É inacreditável: sem dúvida o lugar com mais cadeados que já encontrei, nestas minhas aventuras.

Ficam algumas imagens, espero conseguir transmitir um bocadinho da dimensão/exagero do lugar.








Para ver/rever mais cadeados por esse mundo fora, clicar aqui.

5 comentários:

Clara Amorim disse...

Jisas! Fiquei com os olhos encadeados..! ;-)

Clara Amorim disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Clara Amorim disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
eco disse...

Jisas! Fiquei com os olhos encadeados..! ;-)

Lv disse...

Ainda bem que nao chegou aqui essa moda! Já imagino a ponte de Colares colorida ....