26/02/2013

OS FILMES DE "IR"


PARTE 2

SÉCULO XXI

Ele há filmes de acção, de suspense e terror, dramalhões de fazer chorar as pedras da calçada, comédias românticas, musicais, históricos... e há os filmes de ir - que até podem encaixar em várias das categorias típicas, mas com o bónus de provocar uma vontade quase incontrolável de viajar.

O século XXI arrancou com o The Beach, que foi um dos filmes que mais me inspirou para viajar. Quando, na minha segunda visita à Tailândia, em 2002, me sentei na areia da Phi Phi Ley, juro que do céu veio a música do Moby e eu me senti um verdadeiro Leonardo di Caprio. Pode soar um bocado foleiro, mas é verdade. Eu era um miúdo a descobrir que o mundo afinal era muito mais que um mapa e postais.

Qualquer dos seus filmes de Danny Boyle é uma inspiração, diga-se de passagem. A sua curiosidade em experimentar géneros diferentes obriga a uma constante adaptação, e há alguma coisa nesse desconforto com que me identifico. Além de que todos têm bandas sonoras excelentes e muitos são bastantes geográficos. É a Tailândia no The Beach, Londres no 28 dias, Bombaim no Slumdog Millionaire, o Utah no 127 horas.

Mas não foi só o Di Caprio numa praia tailandesa a fazer-me cócegas na sola dos pés: na primeira década do século houve O Tigre e o Dragão, de Ang Lee (que ganhou este fim-de-semana o Óscar de melhor realizador por The Life of Pi); Le fabuleux destin d'Amélie Poulain, de Jean-Pierre Jeunet; Y Tu Mamá También, de Alfonso Cuarón; Cidade de Deus, de Fernando Meirelles; L'Auberge Espagnole, de Cédric Klapisch; The Motorcycle Diaries, de Walter Salles; Lost in Translation, de Sofia Coppola; Little Miss Sunshine, de Jonathan Dayton; Darjeeling Limited, de Wes Anderson; Vicky Christina Barcelona, de Woody Allen; e tontarias tipo Eurotrip e The Hangover.


E volto a insistir num ponto: este best of é apenas de filmes que me fizeram querer arrumar as malas e ir. Nem sequer menciono outros favoritos.

Em 2006, por exemplo, estreou um dos filmes que mais "mexeu" comigo... e que mais me fez querer "mexer", também. Um filme muito geográfico, a pingueponguear entre Marrocos, Japão e México... acho que sabem do que estou a falar.

Babel
de Alejandro González Iñárritu
(2996)

No ano seguinte foi a vez de Into the Wild, de Sean Penn. Esta comovente e apaixonante história ganhou estatuto de filme de culto, a banda sonora já é um clássico de viagens, e não há viajante que não conheça o argumento e que não tenha uma opinião formada acerca do personagem e das suas opções.

E depois veio o Slumdog Millionaire: tinha lido o livro alguns anos antes, e Bombaim já era para mim uma "segunda casa", objecto de uma devoção incrível... por isso, quando soube que o Danny Boyle ia dirigir a adaptação ao cinema, fiquei logo entusiasmado. Quando vi o resultado... foi amor à primeira vista, e no final do filme só me apetecia enfiar-me num avião e voltar para a Índia.

Com cinco nomeações para os Óscares, Up foi o primeiro filme de animação a ter a honra de abrir o Festival de Cannes - e é, até à data, um dos meus preferidos da Pixar. A extraordinária aventura de um velhote rabujento e um inocente, gordinho escuteiro asiático, que voam numa casa presa por balões até à América do Sul... que delícia!

A primeira dácada acabou e eu era finalmente um "viajante profissional". Os meus dias de cinema são agora muito menos que antes - com pena, porque adoro ver filmes. E daquilo que tenho visto ultimamente, houve pelo menos dois filmes que me provocaram alguma "comichão".

O primeiro volta a ter a Índia como tema principal. E o que achei curioso, além de ser uma história muito gira, é que despertou uma espécie de melancolia... será saudades? Não sei. Não fiquei propriamente com vontade de explorar. Foi mais aquele sorriso de reconhecer os lugares, os tiques, os dramas.

The Best Exotic Marigold Hotel
de John Madden
(2011)

Este ano, um dos poucos filmes que vi foi o novo do 007. Como todos os outros da saga, a geografia da trama é um dos selling points do filme. O mesmo acontece com a Bond girls, a música do filme, os carros, as armas - enfim, há uma fórmula por trás desta série - e não é só com os James Bond. Acontece exactamente a mesma coisa com os Missão: Impossível e com os Bourne. E eu gosto de ver - onde já fui, onde quero ir. No Skyfall, a perseguição de mota nos telhados do Grand Bazaar é um espectáculo. E a Escócia... apetece tanto voltar.

No avião para Portugal, vi o Argo. Gostei muito, é sem dúvida um filme com geografia marcada, mas não suscitou em mim uma vontade enorme de viajar. Sim: quero muito ir ao Irão, há anos que é uma viagem-fetiche, mas o filme não acrescentou nada nesse campo.

Desde que cheguei a Portugal, quero ir ver o Django. Sou fã incondicionável do Tarantino, todos os seus filmes me marcaram, mas não acredito que o novo (tal como os outros) me provoque grande vontade de viajar. Penso que o primeiro Kill Bill foi o único a tocar nesse universo das viagens.

E depois há o The Life of Pi. Confesso que tenho resistido, porque li o livro há muitos anos e gostei tanto, que não quero destruir esse imaginário. Mas tanta gente me recomendou o filme, e agora com os Óscares... apetece, não apetece? ;)

Algum filme que eu não tenha incluído nesta lista - por esquecimento, ou porque não vi, ou se calhar porque não me disse tanto - e que o caro leitor ache pertinente lembrar... faz favor! :)

4 comentários:

Clara Amorim disse...

Ora bem... Aqui esta selecção continua excelente!!! Mas já me vai fazer ir ao cinema virtual procurar "algunzitos"...! ;)

Anónimo disse...

Vou ter de me senar este fim de semana e seleccionar os que ainda nao vi e que agora me fizeste ter mesmo vontade de ver. E são tantos ..... Já me estou a ver aos Domingos sentada à lareira a ver filmes no computador !
Obrigada pelas dicas!

Miguel Paiva disse...

Além desta grande selecção, um filme que também me despertou imensa vontade de viajar foi o The Way http://www.imdb.com/title/tt1441912/
além da emotividade do filme dá vontade de fazer os Caminhos de Santiago.

"Midnight in Paris" e "To Rome with Love" também estão na minha lista

Mas para mim "The Beach" e "Into the Wild" estão no top!

Catarina Beck disse...

tão bem me lembro dessa noite, na praia... realmente a banda sonora do The Beach estava lá connosco!!! que saudades - restam as fotografias e a t-shirt, que não consigo dar ;)
bjs e diverte-te por esse mundo fora!