07/02/2013

AS CRIANÇAS NÃO SÃO ATRACÇÕES TURÍSTICAS


O post de hoje é um tanto-ou-quanto diferente do habitual. Li há pouco tempo que, segundo a Child Safe (uma rede de organizações que trabalha há muitos anos com crianças no Cambodja), vários relatórios recentes da Unicef provam que:

- cerca de 72% das crianças que vivem em orfanatos ainda têm pais;

- visitas de curta duração a orfanatos podem afectar negativamente o desenvolvimento emocional das crianças;

- o número de orfanatos no Cambodja aumentou 65% nos últimos sete anos, apesar da descida do número de órfãos e crianças em situação vulnerável.

O apelo foi lançado pela organização e eu aproveito o meu tempo de antena para o subscrever na íntegra:

AS CRIANÇAS NÃO SÃO ATRACÇÕES TURÍSTICAS

PENSE ANTES DE VISITAR UM ORFANATO

Eu acredito num tipo de ajuda baseado no desenvolvimento familiar e comunitário.

E acredito que as crianças têm o direito a ir à escola, a brincar com os amigos, a rir com os turistas, a ajudar os pais, a ver desenhos animados, a fazer os trabalhos de casa, a andar de bicicleta, a fazer asneiras, a sonhar, a acreditar no Pai Natal, a descobrir que a vida é uma aventura, um desafio. Acredito que têm direito a ser crianças. E acredito que têm direito à sua privacidade.

As crianças não são atracções turísticas. Não são bichos num zoo. Não são paisagem. Não são só uns olhos brilhantes e um sorriso exótico. Pense duas vezes, antes de tirar uma fotografia a uma criança. Sem fundamentalismos - eu próprio tiro algumas - mas há que ser discreto, respeitar distâncias, privacidade, constrangimentos, tempo.

"Nós" não somos só um estrangeiro por trás de uma câmara. Não somos um bolso cheio de dólares. Somos todos pessoas, não interessa idades nem cores, se tem olhos em bico, menos uma perna, ou se anda descalço e é ranhoso, ou se tem um carro com não-sei-quantos cavalos e motorista. Uma câmara fotográfica apontada à cara é de uma agressividade poucas vezes compreendida por quem está a tirar a fotografia. Quantos sorrisos "tão queridos" são, na verdade, a única reacção que os miúdos têm à intrusão. Porque ficam "sem jeito", envergonhados, sem saber o que fazer - e, ao contrário dos adultos, não têm coragem de dizer "não, não quero que me tire uma fotografia".

Mais uma vez: respeite distâncias, privacidade, constragimentos, tempo. Respeite as crianças. Respeite-se a si mesmo. Seja um turista responsável.

As crianças não são atracções turísticas.

3 comentários:

Clara Amorim disse...

Belo texto...!
Bem pensado, bem sentido, bem escrito...!
E boa viagem até ao Laos!!!

Marina disse...

Por muito que me apeteça, não tiro fotos a crianças desconhecidas porque a sensação que se tem quando se tem uma câmara de um estranho apontada à cara é do mais desagradável que existe.
Mas na realidade, é como se houvesse 2 pesos e 2 medidas: um adulto não mas uma criança já pode ser...

Ana Leal disse...

Obrigada Jorge! Devia-se ler isto mais vezes

Leal