14/11/2012

WHERE ARE YOU FROM #03

Há poucos dias, partilhei algumas das reacções mais curiosas ao facto de ser português, quando me perguntam de onde sou. Nesse post, falámos de Ronaldo e futebol em geral... hoje vamos diversificar. :)

Na Índia, por exemplo, é muito comum as pessoas associarem o país... ao Vasco da Gama. Ou "Vasco di Gama," como dizem lá.

É natural que nos associem ao famoso navegador. Tal como nós, aprendem na escola que descobriu o Caminho Marítimo para a Índia. É um momento que partilhamos em comum - apesar de lá não ser visto propriamente como um herói. Mas isso são outras páginas de uma História escrita por outra pena.

Ainda na Índia: uma vez estava na estação de comboios de Jhansi e um miúdo de 16/17 anos veio fazer conversa. A pergunta inevitável lá apareceu, ao que respondi Portugal... e a reacção imediata foi:

"Silva! Your president name is Cavaco Silva!"

Esperto, hem?

Mas já tive reacções bem mais peculiares. Também na Índia, tinha ido sair à noite em Pune, com uma amiga astrónoma que conhecera em Sintra uns anos antes. Levou-me a um bar de jazz no meio do pinhal, um lugar muito engraçado que não faço ideia como se chamava ou onde lá chegar, e como é natural, apresentou-me aos amigos.

Mais uma vez a pergunta da praxe, seguida da mesma resposta... e a reacção:

"Portugal, really? I love Rao Kyao!"

Juro.

Mas há mais!

Marraquexe, Dezembro de 2006.

Estava meio perdido naquele labirinto mágico que é a Medina, quando o vendedor-cliché começa a fazer conversa do costume, piadinhas em castelhano porque pensava que eu era um deles, e quando lhe digo que sou português começa a desbobinar uma lista imensa de jogadores de futebol, batata-frita-isto Cascais-aquilo, e quando já me estou a ir embora grita lá do fundo:

"Bibi!"

O quê? Terei ouvido bem? Na altura, para ser sincero, não "atingi" logo. Voltei-me para ele e fiz-lhe cara de quem precisa de ouvir uma segunda vez, só para ter a certeza.

"Bibi!," repetiu ele. "Carlos Cruz! Bibi!"

Tenham um bom dia.

6 comentários:

Unknown disse...

Quando estive na Argélia também tive episódios hilariantes com a história do "és de onde?".
Primeiro dizia sempre "sou de Portugal" e as reacções eram quase sempre com nomes do futebol: Ronaldo, Mourinho, alguns jogadores argelinos a jogar em Portugal e muitas, muitas vezes o Madjer: aquele do Porto que marcou um golo de calcanhar famoso no mundo inteiro.
Depois comecei a perguntar "de onde acha que venho?" E os diálogos eram de morrer a rir. Normalmente por causa de uma noção geográfica do mundo meia distorcida, tipo: "não sou da Espanha, mas é mesmo ao lado", "AH! Já sei! És turco!!!" Fartava-me de rir com estas respostas, mas a verdade é que quando soube que ia para a Argélia também não sabia muito bem onde ficava.
Mas houve duas situações que me marcaram.
Primeiro um senhor que me disse "Portugal? Ah, Vasco da Gama!" Perguntei-lhe se sabia quem era, e ele deu-me logo uma grande resposta sobre quem tinha sido o Vasco da Gama.
E segundo, um senhor que me disse "Linda de Suza". Abanei a cabeça porque sim, mas não reconheci o nome e pensei que ele se tinha enganado. Mas depois ouvi o mesmo nome outra vez, e mais outra, e decidi ir à net quem era a Linda de Suza. E assim fiquei a conhecer a senhora que, para os argelinos mais velhos, estava ao nível da Amália Rodrigues! ;)

Clara Amorim disse...

Pois... Portugal associado ao melhor e ao pior!!! Mas quase sempre ao melhor e ainda bem...!

Um dia, ainda vou ouvir esta resposta:
"Portugal??? Jorge Vassallo!!!!!!" :)

Joana Fragoso disse...

bibi!!!! ahhaahahhaah!!

LigeiramenteCanhoto disse...

Muito bom. Grande história, grande post.

Anónimo disse...

Good information. Lucky me I discovered your blog by chance (stumbleupon).
I've book-marked it for later!
Here is my web blog ... swollen ankles in elderly

Anónimo disse...

Accordingly, areas of hide through of urticaria/hives which is a great deal caused
by an anti-diabetic drug called sulfonylurea.
When you recognize that you hold nettle rash, have clip to your will totally transform
your peel for the wagerer.

my web-site :: treatment for hives children
Look into my webpage treatment for hives children