08/11/2012

CARTAZES DE PROPAGANDA VIETNAMITA


"Não há nada mais precioso que a Independência e a Liberdade."
Ho Chi Minh

Nas voltas a pé pelo Bairro Antigo de Hanói, dou muitas vezes por mim a parar em frente às lojas que vendem antigos cartazes de propaganda vietnamita.

No regime socialista como em tantos outros, a propaganda era/é uma ferramenta essencial para manter o povo informado, influenciar opiniões, "vender o peixe". Hoje em dia demos-lhe o nome pomposo de "Marketing Político", aprende-se em universidades e recorre a ferramentas bem mais discretas e elaboradas.

Enfim, conspirações à parte: continuemos o passeio. Hoje, como noutros dias, parei em frente a uma destas lojas. Não era meu objectivo entrar, mas a rapariga que estava lá dentro sorriu e chamou-me, e do nada começou a traduzir-me, num inglês impecável, algumas das mensagens escritas nos posters.

Não comprei nada - mas quando cheguei a "casa", fui imediatamente investigar o tema. Há muito tempo que queria partilhar alguns exemplos de cartazes aqui - e agora parece-me o momento certo. Dos óbvios temas relativos à Guerra e à Independência, podem-se encontrar temáticas como Agricultura, Drogas, Escolaridade - e com a figura de Ho Chi Minh, o venerado Pai do Vietname como o conhecemos hoje, a ser uma constante.


As fotos que se seguem não são minhas, "saquei-as" de um site onde se podem encomendar os ditos posters. Fica o link, para os interessados ou curiosos - basta clicar no logo da Vietnamese Propaganda, há muito-muito mais do que aquilo que aqui mostro.

"A Paz vai vencer absolutamente."

"O Vietname tem o direito de gozar a Liberdade, e já é uma nação Livre e Independente."

"No Norte do Vietname"

"Temos de cultivar muitas sementes de soja."

"Debaixo da bandeira do tio Ho, somos a Armada Invencível."

"Os inimigos serão certamente derrotados!"

"O Sul e o Norte são uma família."

1 comentário:

Clara Amorim disse...

Muito bonitos...! E expressivos...!