21/07/2012

ESTA CIDADE ESTÁ MESMO A PEDI-LAS


Aproveitando a onda de entusiasmo pelos recentes "acontecimentos" na Indochina, partilho hoje outra cidade que faz parte desta aventura, é a última paragem antes do regresso a Portugal - e que foi uma das 11 mais importantes para mim, em 2011.

A 5ª cidade desta série de 11 é... Luang Prabang, no Laos. E é, muito provavelmente, aquela cujos sentimentos vou ter mais dificuldade em descrever.

Por duas razões:

1. porque apesar de ainda irmos a meio de 2012, tenho a certeza que - se daqui a seis meses fizer uma selecção do género relativa a este ano - Luang Prabang vai fazer parte das eleitas outra vez. As experiências já vividas este ano na antiga capital do Laos foram muito intensas e variadas - mas, como o presente "exercício" refere-se apenas a 2011, então tenho de me abstrair do passado mais recente. Vai ser difícil.

2. porque aquilo que sinto pela cidade vai muito além da beleza da paisagem, dos sorrisos das pessoas, da comida deliciosa. É um carinho enorme pelo simples "estar ali". Posso não fazer nada o dia todo. Posso estar a correr com o grupo para apanhar a cerimónia dos monges de madrugada, a correr para o barco, a correr para a cascata, a correr para chegar a tempo ao pôr-do-sol... mas é sempre um dia bom.

Dito isto, pouco me resta acrescentar. Posso fazer uma espécie de contabilidade dos meus dias em Luang Prabang: tudo somado são 22 dias, em 2011. Não foram seguidos, fui lá 4 vezes ao todo, a acompanhar grupos da nomad. Mas a verdade é que: só em Istambul é que fiquei mais tempo.

Foi em Luang Prabang que escrevi uma das minhas crónicas preferidas: "eu gosto do meu escritório". E além dos passeios no Mekong, dos picnics na cascata, das tardes passadas na piscina do La Pistoche com o meu amigo Xay, do delicioso chicken laap e outras maravilhas da cozinha lao... foi também em Luang Prabang, em 2011, que tomei banho com um elefante pela primeira vez - e apaixonei-me pelo gentil gigante. Em Dezembro assisti à abertura dos Luang Prabang Games, uma espécie de mini Jogos Olímpicos de que falarei um dia destes, depois de terminar a série das 11 cidades.

Por todas as razões e só porque sim, porque me sinto bem lá e quanto mais tempo passo, mais tempo quero ficar: Luang Prabang é uma das 11 cidades que me marcaram em 2011.



























1 comentário:

Clara Amorim disse...

E já não há qualquer margem para dúvidas... Luang Prabang é mesmo a tua grande paixão!!!

Bom fim-de-semana!