24/02/2016

VAMOS JOGAR CHINLONE?

Num destes dias fomos passear (de barco, pois claro) ao Phaung Daw Oo Paya, o famoso templo do lago Inle que tem cinco budas "disformes", e nas voltinhas ali perto deparámos com seis homens a jogar à bola, numa espécie de vólei com pés.

Já tinha visto algo parecido no Laos e na Tailândia, mas a versão birmanesa é claramente diferente. E aproveitei para perguntar aos meus anfitriões que desporto é este.

"Chama-se Chinlone", respondeu um deles. E muito rapidamente explicou-me algumas regras. Tirei algumas fotos ao grupo e quando cheguei a casa fui investigar um bocadinho na net.

Eis o que descobri: há um desporto tradicional no Myanmar que não é bem um desporto.

Chama-se Chinlone, como me disse o Al Nyi. Tem mais de mil e quinhentos anos (!) e, para ser mais correcto, está algures entre o desporto, a dança... e algum tipo de arte marcial.

Jogam seis pessoas de cada vez, normalmente. Não há equipas adversárias e o objectivo não passa por "ganhar", mas sim conseguir o máximo de toques e passes bonitos. Os jogadores formam um círculo e vão rodando à medida que passam a bola uns aos outros, através de toques que podem ser dados com seis partes do corpo:

- os dedos dos pés;
- as laterais dos pés (interior e exterior);
- a sola dos pés;
- o calcanhar;
- o joelho.

O Chinlone joga-se descalço e há posturas “oficiais” para as mãos, braços, tronco e cabeça - durante cada movimento. E pode-se até usar, eventualmente, os cotovelos ou a cabeça. Mas não é muito bem visto. ;)

Chinlone significa "cesto redondo", em birmanês. Isto porque a bola é feita de uma espécie de verga, oca por dentro, e faz um som muito característico, que de certa forma acaba por fazer parte da estética do jogo.

Alguém quer dar uns toques?

1 comentário:

Clara Amorim disse...

Toques mágicos...! 😊