10/02/2016

NO "MAR" DE LOTUS CÔR-DE-ROSA

Chama-se Talay Bua Daeng mas a maioria das pessoas conhece-o por Red Lotus Sea - um nome que nem corresponde à verdade, pois a) as flores de lotus aqui são côr-de-rosa, e b) o lugar é um lago.

Preciosismos à parte: deixem-me então esclarecer que volta foi esta, a de hoje. E porquê.

Há coisa de um ano vi no skytrain de Bangkok um cartaz com uma frase do género "não perca este espectáculo único, apenas três meses por ano", acompanhada de uma foto inacreditável de um barquinho a remos a passear num lago coberto de flores côr-de-rosa.

Tenho de ver isto um dia, pensei.

Mais-ou-menos um ano depois, cá estou em Udon Thani, algures entre a capital tailandesa e a fronteira com o Laos, num território que há algum tempo tinha curiosidade em descobrir: o nordeste da Tailândia, mais conhecido por Isaan.

Como expliquei no post anterior, chegámos ao lago mais tarde do que planeáramos, por causa das acrobacias do driver, mas isso deixou de ter importância a partir do momento que vimos as flores. Não havia muita gente - alguns barcos, mas poucos - e foi só chegar e alugámos uma espécie de canoa, por uma hora, com boatman incluído. E lá fomos.

"Este ano há menos flores que no ano passado", haveria de explicar o senhor, em tom de justificação, quase que a pedir desculpa, já perto do final do passeio (que afinal durou quase duas horas). Consigo perceber o que ele quer dizer: o lago é enorme e explorámos muito pouco da sua extensão. E deu para ver muita vegetação seca que dá a sensação que já esteve mais colorida.

Serão efeitos do turismo? Estará o lago poluído? Não posso confirmar nem desmentir, não tenho termos de comparação, também é a minha primeira vez aqui. Vai-na-volta e deve-se apenas e só ao facto de este Inverno estar a ser particularmente frio. Ou, quem sabe, magia negra. Qualquer conclusão, neste momento, seria pura especulação.

Mas a verdade é que, com menos flores ou não: este lugar não deixa de ser um espectáculo para a vista.

Ora vejam:












1 comentário:

Clara Amorim disse...

De uma beleza indescritível...! 😊😊😊