18/02/2016

SABIA QUE... #38

...o pad thai apareceu pela primeira vez no "panorama culinário" tailandês graças a comerciantes vietnamitas, que há centenas de anos estabeleram relações com o reino de Ayutthaya.

No entanto, só nos anos trinta do séc. XX ganhou estatuto de prato nacional.

O responsável foi o primeiro-ministro Plaek Phibunsongkhram, o grande impulsionador de uma espécie de campanha patriótica que tinha como objectivo unificar e fortalecer a nação.

O reino do Sião, que no Sudeste Asiático conseguiu ser o único a nunca ser colonizado, estava nessa altura "cercado" por colónias francesas e inglesas. Além disso era etnicamente muito diverso, ou seja, com uma identidade cultural muito frágil. Oito anos depois de um golpe de estado que acabou com os poderes absolutos da monarquia, Phibun (diminutivo com que ficou conhecido) foi nomeado primeiro-ministro e considerou urgente encontrar factores que unissem o povo e o país, de forma a resistir a possíveis avanços dos vizinhos.

"Temos de ser tão cultos quanto as outras nações, senão ninguém quer ter contacto connosco. Ou, se vierem, acham-se superiores a nós, e assim estaremos indefesos e depressa seremos colonizados. Se formos cultos, poderemos manter a nossa integridade e independência."

Quanto mais fortes culturalmente, mais unidos em volta de uma ideia de Pátria, portanto.

O colonialismo era, aliás, justificado muitas vezes com uma "necessidade" quase missionária de civilizar culturas consideradas "retrógadas". Daí os argumentos de Phibun, que fora educado na Europa e considerava o antigo Sião um reino provinciano e antiquado. Aprovou então uma "carta" de 12 Mandatos Culturais que tinham como objectivo promover o povo siamês como produtivo, bem-educado e orgulhoso da sua nação moderna e civilizada.

Um dos doze mandatos alterou o nome do país... de Sião para Tailândia.

Outro desencorajava as pessoas a usar os trajes tradicionais dos seus grupos étnicos, a favor das roupas europeias. O chapéu, por exemplo, era quase obrigatório.

Também se trocou os pauzinhos chineses pelos talheres "à europeu".

E foi criado um prato nacional: o pad thai. Fala-se inclusivé de um concurso de receitas entre o povo, ou seja, o primeiro Masterchef da História... mas a opinião geral é que se adaptou a tal receita trazida pelos vietnamitas uns séculos antes.

Até então, a dieta tailandesa passava muito por um prato de arroz com pasta de chili, verduras e sal - que era vendida pelos chineses na rua. Ao promover o pad thai a "prato nacional", melhoravam-se os hábitos alimentares do povo; e ao instituir o wok e determinadas práticas como "correctas", melhoravam-se as condições de higiene e segurança alimentar. A receita "oficial" foi distribuida em panfletos, de Norte a Sul; foi criada uma campanha tipo "Made in Thailand" em que se promovia o consumo de produtos nacionais, com o slogan "o teu almoço é noodles"; os chineses foram proibidos de vender comida na rua; milhares de bancas adaptadas à preparação de pad thai foram distribuidas a vendedores tailandeses - e em poucos anos o pad thai passou a estar omnipresente na paisagem urbana do país.

E tornou-se um símbolo nacional.


O pad thai foi considerado, por uma sondagem realizada pela CNN em 2011, o 5º prato mais delicioso do mundo.

(imagem roubada ao site www.makemytrip.com)

2 comentários:

A Limonada da Vida disse...

E que bom que é!

Clara Amorim disse...

Muito colorido...! :)