18/02/2016

O MEU PAD THAI PREFERIDO FECHOU :(


Aproveitando o facto de seguir "lançado" com o tema pad thai, aproveito para partilhar aqui a minha profunda tristeza pelo desaparecimento de uma "loja" que eu muito acarinhava, e onde há mais de cinquenta anos se comia aquele que, na minha opinião, era um dos melhores pad thai de Bangkok.

Chamava-se The Original Pad Thai at Tha Chang Pier e, como o próprio nome diz, situava-se junto ao cais Tha Chang, uma das principais paragens nos barcos que sobem-e-descem o rio Chao Pharaya, pois é a que tem acesso ao Grand Palace. Acontece que as autoridades locais decidiram fechar o mercado de comida que aqui estava há décadas, de acordo com uma política de "embelezamento" da cidade que, infelizmente, está a pôr em causa a própria identidade de Bangkok. Na minha modesta opinião, pois claro.

O The Original Pad Thai at Tha Chang Pier foi fundado em 1963 por uma jovem de 17 anos, que desde o primeiro dia cozinhou o pad thai no método tradicional - ou seja, num wok sobre um fogão de carvão. Cada dose custava, ao início, apenas 1,50 baht.

O talento foi passando de geração em geração - da fundadora para a filha, e depois para a neta - mas ao longo dos tempos só mudaram os nomes, porque os sorrisos (ao que se diz) continuavam os mesmos de há cinquenta anos, bem como a receita original do pad thai, uma das mais autênticas e originais.

Como disse, este "estabelecimento" foi encerrado. Bem como dezenas de outros no cais de Tha Chang. Os edifícios em redor estão agora recuperados, com muito bom aspecto, mas a zona ganhou um vazio triste. Falta-lhe vida. Falta-lhe alma.

Fui apanhado de surpresa, no último grupo. Ia "lançado" para lá almoçar, como de costume, como fiz com a maior parte dos grupos da Indochina... e, quando lá chegámos... :(

2 comentários:

Psualmente disse...

O que pena, Jorge! Foi uma das refeições que gostei mais na tailandia tb pelo ambiente. :-(

andreia disse...

Um dos sitios onde parava sempre para almoçar...
Uma Tailandia cada vez mais ocidentalizada.