12/02/2016

9 LUGARES PERFEITOS PARA NAMORAR

Cá entre nós, faz-me alguma comichão comemorar-se um Dia dos Namorados. Todos os dias deviam ser de S. Valentim, que palermice esta de escolher um dia "especial" que na verdade não "diz nada". E convenhamos: é sempre uma confusão. Filas nas floristas, restaurantes cheios, mais os casais históricos em Sintra e as meninas a oferecer balões em forma de coração no Chiado.

Experimentem celebrar o vosso amor uma semana depois, por exemplo. Tão melhor!

Dito isto: não há como evitar. E aqui no fuidarumavolta, como em tantos outros meios de comunicação, não resistimos a celebrar a ocasião com uma lista. Eu gosto de listas. Não as faço muito aqui no blog (tenciono mudar isso), mas adoro listas. Porque são uma referência, e porque é sempre possível opinar, acrescentar, criticar, melhorar.

Assim sendo, e porque o Dia dos Namorados é já este fim-de-semana, fica uma lista de nove lugares românticos, ideais para uns dias a dois com a vossa cara metade, seja neste 14 de Fevereiro ou noutro dia qualquer. Aliás: de preferência, noutro dia qualquer.

Não incluí o lago onde estive esta semana, para não me repetir. Mas merecia estar nesta lista. Como tantos outros lugares, aliás. Enfim: esta é apenas mais uma lista, não encerra em si mesma todas as possibilidades de spots românticos. Mas é um bom princípio:

KERALA (ÍNDIA)

As backwaters, no estado indiano do Kerala, são um dos lugares mais espectaculares que já conheci. Tive a sorte de aqui voltar várias vezes, por isso vão por mim: é dos mais românticos que se pode encontrar. Passeiem de bicicleta pelas ruas do centro histórico de Cochim, aluguem um barco tradicional por uns dias e desçam as backwaters, assistam a um espectáculo de Kathakali, relaxem com uma massagem ayurvédica.



❤️

HOI AN (VIETNAME)

Pode parecer redutor mas às vezes ajuda, simplificar as coisas: assim sendo, deixem-me que vos diga que Hoi An está para o Vietname como Sintra para Portugal. É uma vila histórica lindíssima, património da humanidade, onde apetece ajoelhar e fazer um pedido de casamento. Há trezentos anos, todos os dias catorze de cada mês desligam-se as luzes da cidade - e as pessoas penduram lanternas de papel nas varandas. É um espectáculo visual inesquecível. Além disso tem praia perto, a comida aqui é uma viagem por si só, o artesanato vai decorar o vosso lar muito além das bodas de ouro... e podem até mandar fazer o vestido/fato de casamento num dos alfaiates locais, que sai mais em conta.


❤️

SUZDAL (RÚSSIA)

A pouco mais de três horas de Moscovo, diz-se que a pequena cidade de Suzdal tem a maior concentração de igrejas per capita da Rússia. Verdade ou fantasia, a verdade é que este é um dos lugares mais pacatos e encantadores onde já fui dar uma volta. Das casas coloridas em madeira com as janelas trabalhadas aos campos verdejantes e às igrejas ortodoxas com as suas "cebolas" decorativas - Suzdal vai despertar o Romeu e a Julieta que há em vocês.



❤️

LUANG PRABANG (LAOS)

Não me canso de repetir: Luang Prabang é daqueles lugares que apetece ficar, caso tenha tempo para isso... para sempre. É uma cidade deliciosa, com a sua encantadora mistura de templos budistas com arquitectura colonial francesa, com o rio Mekong em pano de fundo. Os sorrisos do povo lao também são um factor decisivo nesta escolha, e se não for suficiente a pacata atmosfera de monges budistas, restaurantes "com pinta" e um night market onde apetece voltar todas as noites... então vá dar uma volta e apaixone-se pelas dezenas de cascatas e grutas à volta, pelas aldeias rodeadas de campos de arroz, pelo colorido das etnias hmong e khmu. A ver vamos, se consegue voltar indiferente.





❤️

PARATY (BRASIL)

Conheço muito pouco o Brasil, e conheço mal Paraty - mas o tempo que passei nesta pequena cidade histórica é suficiente para incluí-la na lista que hoje publico. Mais ou menos a meio caminho entre o Rio de Janeiro e São Paulo, o colorido de Paraty tem tanto de português como de tropical. Na maré alta o mar "invade" algumas ruas do centro histórico. Os restaurantes pitorescos oferecem uma escolha variada de pratos, apetece sentar à sombra de uma qualquer palmeira e ficar a tarde toda a ler... ou a namorar.



❤️

PETRA (JORDÂNIA)

Completamente diferente da escolha anterior, Petra é um lugar mítico e surpreendente. Se por um lado o Tesouro é quase um cliché dos lugares-obrigatórios-a-ir-uma-vez-na-vida, por outro há centenas de outras ruínas apaixonantes em redor, uma paisagem-postal-ilustrado ideal para uns dias a dois. E, já agora,  porque não fazer um desvio e visitar o fascinante deserto de Wadi Rum?




❤️

UBUD (INDONÉSIA)

Quando se fala em Bali, a primeira coisa que "vem à cabeça" à maior parte das pessoas são as praias. No entanto, esta ilha da Indonésia tem muito mais para oferecer que apenas sol e mar. A cultura hindu é riquíssima e única, a comida uma experiência sensasorial, as paisagens fascinantes. A cidade de Ubud, mais ou menos no centro da ilha, é um dos lugares mais interessantes da Ásia. Deuses esculpidos na pedra à mistura com templos, hotéis de charme, spas e lojas de artesanato; acesso privilegiado a vulcões, verdes arrozais numa paisagem de "terraços", festivais e rituais vários. E, lá está: daqui a uma praia paradisíaca é um "tirinho".



❤️

BUENOS AIRES (ARGENTINA)

A capital argentina é uma das cidades mais fascinantes que conheço. Só lá estive uma vez, mas sem dúvida que hei-de voltar. Buenos Aires vive dos seus bairros, da criatividade dos seus cidadãos; vive ao ritmo de uma milonga e ao sabor de chimichurri; perde-se em mercados de rua, na arquitectura colonial, no caminito, nas paredes grafitadas, na memória doce do dulce de leche. Namorar a Buenos Aires é quase um menage a trois, porque a cidade intromete-se a cada abraço, pede beijos e sussurra constantemente aos nossos ouvidos.


❤️

PARIS (FRANÇA)

Eu sei que é um cliché, mas não consigo fugir a Paris. A Cidade das Luzes tem de figurar em qualquer lista desta natureza. Posso não incluir Veneza, Praga, Sintra, Bruges ou os Açores (qualquer um ficaria bem nesta lista), mas Paris tem de ser. A torre e o rio, os museus e os cafés, os passeios pela noite fora, a música no ar, as trombas e os sorrisos, os pormenores e os cantinhos secretos, as luzes, os mercadinhos de rua, o amor no ar. Paris é para se redescobrir. Paris tem de ser.




4 comentários:

Patricia disse...

Ola boa tarde
Tropecei no seu blogue ontem por acaso....e não tenho conseguido parar de ler. Adoro a escrita, os pormenores, as viagens a descrição total do panorama.
Como é possível que viva assim a viajar?
Aqui deste . que é Viana do Castelo em Portugal pergunto-lhe...o mundo é imenso e maravilhoso não é?

Clara Amorim disse...

Que lugares mais maravilhosos! 😊

andreia disse...

dos 6 que conheço...sem duvida Kerala! ja repeti e é para voltar. Simplesmente mágico. Até as baratas que passeiam nos quartos e wc deitam coraçõezinhos pelos olhos :)

mailene disse...

É um lugar maravilhoso, a verdade é que eu amo, Paris é uma cidade maravilhosa
web: www.bestday.com.br