11/10/2014

SALTA À VISTA

Estava aqui a preparar este post quando me deu a sensação que já tinha escrito qualquer coisa parecida, antes. Fui à procura no arquivo do blog... e não é que encontrei mesmo? Um post sobre as algumas das características mais marcantes da Birmânia. Podem espreitar aqui.

De qualquer forma, fica o apontamento: logo à saída do aeroporto em Yangon, é impossível não deixar de reparar em alguns pormenores/características dos birmaneses:

Por um lado o alfabeto, todo redondinho, algures entre o tamil e o khmer. O que tem a sua lógica, porque as três línguas são todas da mesma família.

Por outro, as pessoas. O thanaka aplicado nos rostos, principalmente de mulheres e crianças; e o longyi usado tanto por mulheres e homens, só muda a forma como se prende à cintura. As tradições ainda estão muito presentes na paisagem birmanesa. E apesar de se verem cada vez mais rapazes de calções e calças, continua a predominar o longyi.


E há qualquer coisa de Índia, nesta paisagem. O que também se percebe pela proximidade geográfica, pela partilha do Tempo e dos Acontecimentos, chama-se História. Vê-se muitas manchas côr-de-laranja no chão, e bocas com os dentes sujos da mesma cor - é do bétel que eles mastigam.

2 comentários:

Lv disse...

Conto os meses para a partida para este país magnífico

Clara Amorim disse...

É sempre bom revisitar a Birmânia, ainda que sempre pelas tuas palavras e pelas tuas fotos! :)