18/06/2014

BOM DIA. STOP.

Entrámos finalmente na Mongólia, depois de cinco horas na fronteira russa e outras duas do lado mongol. É sempre a mesma coisa, é preciso paciência e muita calma, algum jogo de cintura - tudo passa.

Passou também mais uma noite sobre carris, hoje acordámos com o sol a nascer e lá fora a paisagem tinha mudado radicalmente, com gers aqui-e-ali, pessoas a cavalo, fábricas no meio de centros urbanos, um postal de verde e castanho ondulante até perder de vista. Quase não se vêem árvores.

Chegámos a Ulaanbataar, onde paramos por uma noite. Amanhã vamos para a estepe e dormimos duas noites em gers nómadas. Mas, lá está: hoje temos cidade. Hoje não saímos daqui. Parados. Temos quase sete mil quilómetros atrás - hoje fazemos apenas meia dúzia, a pé, entre o hotel e o mosteiro, a estátua do Genghis Khan, o restaurante onde jantamos e pouco mais.

E o click de hoje, à sua maneira, celebra isso mesmo: o estar parado.


2 comentários:

Clara Amorim disse...

Mesmo parado(a), pode-se viajar muito...! Eu que o diga...! ;)

ANDARILHO disse...

Olá Jorge

O meu comentário não tem a ver com a Mongolia ou com o transiberiano que um dia também quero fazer. A minha questão hoje é outra. Estava a pensar ir 2 semanas em agosto para a India. Entretanto, fazendo pesquisa na net, descobri que nessa altura há monções. Já lá foste em agosto? Achas que é motivo para não ir e optar por outro sítio? As chuvas não são contornáveis para quem quer visitar pela 1ª vez?
Se me puderes ajudar, agradeço.

Abraço