01/04/2013

DEIXO O RIO PARA TRÁS

Deixo o Rio de Janeiro para trás, o Corcovado e Santa Teresa, a picanha e as caipirinhas, todas as experiências que são agora memórias - e também tudo o que não fiz.


Deixo o Rio para trás, mas ele aparece-me à frente. Vejo a cidade maravilhosa algures no meu futuro, vejo tudo aquilo que ainda quero fazer. Sei que vou voltar.  O Pão de Açúcar, as favelas, o samba. Vejo o Carnaval - espero um dia poder vivê-lo. Vejo, num sonho meio desfocado, quem sabe um dia, um passeio de helicóptero. O Rio é muito mais do que pouco que vi. Hei-de voltar.

Viajar é isto mesmo: é conhecer e experimentar, é somar vida à vida, é ler as outras páginas do livro. Mas é também descobrir tudo aquilo que ainda falta fazer. Quanto mais conhecemos, mais sabemos do que falta conhecer.

E esta viagem vai ser fértil nisso. Em noventa e nove dias faz-se uma grande viagem, mas noventa e nove dias na América do Sul não dão para muito. É um continente! E é a minha primeira vez. Não vale a pena dramatizar. Para além de todas as coisas que vou experimentar, sei que vou somar muitas outras à minha lista de "um dia destes". E tenho a certeza que "um dia destes", volto e faço aquilo que me faltou fazer agora, e acrescento a essa lista outras coisas novas.


Deixo o Rio para trás. Sem drama. A vida dá as voltas que tem de dar, e a minha volta agora é esta. Vou para São Paulo, mas pelo caminho vou parar em Paraty e numa praia chamada Trindade. Amanhã conversamos ;)

3 comentários:

LV disse...

E eu que nunca tive vontade de ir ao Rio já estou coma pulga atrás da orelha .... E agora São Paulo aqui vamos nós !!!

Fernando Martinho disse...

Um post cheio de nostalgia, para mim que sigo a tua viagem e o Blog, até me deixaste emocionado.
Desejos de continuação de boa viagem e aventuras.

Clara Amorim disse...

Liiiiiiiiiiiiiindo...!