terça-feira, 23 de Abril de 2013

O "W"

Existem dois circuitos clássicos para quem faz trekking no Parque Nacional Torres del Paine:

O "W", que se faz normalmente em três ou quatro dias, é o mais famoso - e aquele que pretendemos cumprir. Tem refúgios em pontos estratégicos e acesso às Torres del Paine, ao Vale Francês e ao Glaciar Grey, que são os três ex-libris do parque - se é que se pode chamar assim.

Decidimos começar por Las Torres, no canto direito do "W". Há quem faça no sentido contrário, começando por Paine Grande, mas achámos melhor fazer da direita para a esquerda, pois assim vemos as Torres logo no primeiro dia... e se houver algum imprevisto, pelo menos vimos o principal. Se o tempo o permitir, claro - porque se há coisa que não se pode prever, neste parque, é o tempo. Muda com uma rapidez incrível, tem vários micro-climas... é uma questão de sorte.

Mas voltando ao nosso plano:

No primeiro dia vamos "subir a perna direita" até às Torres del Paine e depois descer novamente até ao ponto inicial, no refúgio Las Torres, onde ficamos a dormir. O segundo dia é o mais calmo, para descansarmos do esforço inicial. Fazemos parte da "base do W", da ponta do lado direito até ao refúgio Los Cuernos, a meio do Lago Nordenskjola. No terceiro dia, subimos "a perna do meio" até ao Vale Francês, voltamos a descer e prosseguimos até ao canto esquerdo do W - até ao refúgio Paine Grande, onde dormimos na terceira noite. E no último dia, subimos a "perna da esquerda" até ao Glaciar Grey, descemos novamente e apanhamos o ferry de regresso a Puerto Natales.

Ainda há outro circuito, conhecido pelo "O", que dá à volta ao parque e inclui também o "W". Algumas partes são mais inóspitas, há menos apoio e o acesso é mais difícil. Este é o circuito que o herói americano estava a "vender" e precisa de outro tipo de preparação. Para fazer o "O", é obrigatório levar equipamento de campismo.

Está quase.... :)

2 comentários:

Clara Amorim disse...

Muito bem, já temos o plano... Agora queremos acção e, se não for pedir muito, umas fotitas...! :)

kyta disse...

Boa Sorte...