09/04/2013

A CIDADE-MUNDO

São Paulo é, em muitos aspectos, uma cidade-mundo. Já gabei a variedade (e qualidade) dos seus restaurantes. Já enumerei rankings e recordes, já descrevi passeios e partilhei fotos. Não tenho muito mais a dizer sobre a cidade. E, no entanto, há sempre muito mais para dizer sobre São Paulo. Porque apesar de não ser a típica cidade que seduz e que apetece, tem qualquer coisa.

Como já contei ontem, durante estas "segundas núpcias" com São Paulo voltei a percorrer as suas ruas.

Com quase 50.000 ruas cadastradas, é difícil encontrar nomes originais para as mais recentes. Além disso, como se pode imaginar, há todo um universo de nomes. Desde os mais estranhos aos mais "comuns", se é que isso existe. E temas - é possível encontrar muitas temáticas nos nomes das ruas.

Desde tribos indígenas a nomes de frutos e vegetais. Nomes de políticos, arquitectos, artistas e outros personagens históricos nacionais e internacionais. Cidades, países - há de tudo.

É exactamente a propósito das ruas-países que surge este post. Já tinha mencionado, num post anterior, acerca da quantidade de ruas com nomes de países. De como tinha a sensação de estar a dar a volta ao Mundo, quando passeio por São Paulo.

Desta vez registei algumas, e ficam as fotos para "prova" :)




Com encontros em cruzamentos que são impossíveis no mapa, este mundo chamado São Paulo é sempre uma surpresa.

Mas a mais curiosa deste dia foi exactamente a praça - não uma rua, mas uma praça! - do Vaticano.

Nem que seja porque, alguns dias antes de eu ter feito a foto, tinha sido nomeado o novo Papa.

Não vi o senhor da batina, mas tirei a foto:


1 comentário:

Clara Amorim disse...

Este foi um grande trabalho de pesquisa fotográfica!!! Gostei...!