14/04/2013

UMA TERRINHA NADA-DE-ESPECIAL


Depois de 15 dias no Brasil, eis que finalmente pisamos território novo. Estamos na Argentina. Na Patagónia.

Chegámos a El Calafate - um lugar nada-de-especial; mas um lugar "prático", porque está perto do Parque Nacional dos Glaciares e é o ponto de partida para El Chalten, Torres del Paine e Ushuaia - as verdadeiras "estrelas" do turismo local.

Tinha sido avisado "contra" El Calafate: porque é muito turístico, porque não tem "personalidade" nenhuma, porque é só para passar e ir embora. Não sei se tivemos sorte ou se as expectativas já estavam tão em baixo que era quase impossível sentir-me defraudado, mas a verdade é que não achei o lugar "assim tão mau".

Nada-de-especial, mas simpático. Pouca gente na rua, porque já não estamos na época alta. Frio - aqui no Sul já entrámos no Outono. Mas o perfume a alfazema no ar. E os cães simpáticos a acompanhar-nos nas nossas idas e voltas à estação de autocarros e ao multibanco (que teimava em não reconhecer os cartões). E o abraço quente à chegada do hotel, quando se vem da rua.

Fértil em hotéis e restaurantes, montras de equipamento "outdoor", bancas de artesanato e lojas de souvenirs - e até um casino! -, El Calafate não é o típico lugar em que apetece ficar. Mas, repito: não achei "assim tão mau".

Até porque passámos pouco tempo aqui.

O suficiente para nos apaixonarmos por um glaciar chamado Perito Moreno.

2 comentários:

Clara Amorim disse...

Agora sim, é que vai ser deslumbrar...!
Aguardo notícias fresquinhas dos Glaciares! ;)

Alexandra Meneses disse...

Achei curioso o teu comentário sobre os cães de companhia :-) A mim aconteceu-me o mesmo quando estive em El Calafate. Durante os dias que passei por lá, tive sempre guarda-costas de 4 patas em regime full-time. Chegavam a esperar-me logo pela manhã à porta do hostel :-)