28/04/2013

24KM


"Vocês estão no caminho errado. Este não é o caminho para as Torres."

Sorrimos, em choque. Fizemos doze quilómetros... para nada?

"Este caminho vai ter ao primeiro refúgio do 'O', o circuito que faz a volta toda ao Parque. Não tem nada a ver com o 'W'," acrescentou outro dos caminhantes.

Trocámos algumas impressões sobre a insólita revelação, como fora possível enganarmo-nos assim... o facto é que não tínhamos aberto o mapa uma única vez, desde que começáramos a andar. Sempre a sorrir, envergonhados pela estupidez, desejámos boa viagem ao grupo e voltámos para trás.

Sim: caminhámos 12km... para lado nenhum.

Sabíamos que estávamos a fazer o primeiro troço do 'O'... o problema é que fizemo-lo convencidos que o 'O' se formava a partir da última perna do 'W'... e afinal era uma coisa completamente à parte. Tal fora a confiança, que não sacámos do mapa uma única vez, durante todo o passeio.

Se desperdiçámos a primeira tarde?

Não me parece. Sou um optimista. Aliás: somos ambos optimistas, tanto eu como o Bunty. No regresso, entre risadas e calduços, decidimos que este fora o nosso warm up para a caminhada que se segue. E que, em vez de um "Duplo V", este nosso trekking vai ser um "Triplo V", porque acabámos de acrescentar uma perninha ao 'W'.


No regresso ao refúgio, o tempo foi melhorando aos poucos. Começámos a ver algum céu azul, entre as nuvens. Pode ser que amanhã esteja melhor. Pode ser que, por nos termos enganado, consigamos ver alguma coisa das torres. Hoje, se tivéssemos acertado no caminho, não teríamos sorte nenhuma. Há azares que vêm por bem. Pode ser que este seja um deles.

Entretanto chegámos à margem do riacho que atravessáramos, saltando de pedra em pedra, para não molharmos os sapatos. Com a chuva, o caudal aumentara consideravelmente. Na outra margem estavam dois turistas, despidos da cintura para baixo, prontos para atravessar a indomável corrente. Mas a nós não nos apetecia tanto trabalho, quanto mais molhar as pernas ;) por isso decidimos procurar uma passagem mais prática. Subimos a margem, por entre ervas e galhos e alguma lama, até que descobrimos uma árvore derrubada, que de certa forma fazia uma ponte natural. Atravessámo-la com cuidado e voltámos ao caminho. Os outros turistas estavam a vestir-se, do lado oposto do rio.

Chegámos ao refúgio pouco depois do pôr-do-sol, a tempo de tomar um duche e jantar. E claro está que, em conversa com outros caminhantes, calhou falarmos da nossa... hmmm... chamemos-lhe peripécia... e foi só rir.

Vinte e quatro.

Fizemos vinte e quatro quilómetros no primeiro dia... só para aquecer. E amanhã queremos recuperar o tempo perdido. Será que vamos conseguir?


3 comentários:

Clara Amorim disse...

Eu estou confiante que sim... E vão ter uma excelente vista das Torres!!!
Boa viagem para amanhã!

Sílvia Viegas disse...

Estou a gostar muito de seguir estas voltas! Contunuação de excekente vagem!

kyta disse...

Espetáculo....