20/12/2004

UMA SEMANA DEPOIS

Eu sei que já passou praticamente uma semana desde a última vez que escrevi alguma coisa - azar!

Mas como dizem os ingleses, "no news is good news", e se não tenho partilhado nada aqui no blog é porque tenho andado ocupado nas voltas da boa vida.

Portanto: a última vez que vim aqui ao cyber-espaco (gosto da expressão, posso?) estava em Bangalore, a tal cidade muito europeia para a India... mas muito indiana para a Europa.

Depois de Bangalore fui para Mysore - que, apesar das expectativas, revelou-se uma surpresa boa. Claro que os inúmeros palácios por todo o lado ajudaram... bem como a ida a um templo no topo de uma montanha, onde fiquei a conhecer a estátua gigantesca de um touro preto, que obviamente é a reincarnação de um qualquer deus hindu (dizem que a estátua cresce um centímetro por ano). Mas o que mais me impressionou - surpresa! - foi o Palácio do Marajá. Não: desta vez não conheci o senhor em pessoa, parece que este vive não-sei-onde e só aqui vem de vez em quando - por isso ficou combinado para outra altura ;)

Vale a pena visitar a cidade, nem que seja pelo Palácio. Nenhuma foto faz justiça ao monumento - e infelizmente só tenho fotos exteriores, uma vez que era proibido levar a câmara para dentro do mesmo.

Enquanto estava em Mysore, ainda fui visitar uma terrinha não muito longe, que em si nem era nada de especial, mas que tinha um forte bem giro - e também o Palácio de Verão do Sultão Tipu.

Mas adiante, porque a praia espera-me. Estou estafado: tantas voltas e palácios depois, preciso de descansar. É que depois de Mysore ainda fui para Madikeri, uma cidadezinha no meio de montanhas, numa área conhecida pelas suas plantações de café, banana, arroz e pimenta. Fiquei em casa de uma família no meio da floresta, sem electricidade e com uma casa-de-banho espectacular, que tinha lareira para aquecer a água; e aqui passei uns dias, servindo a casa de base para vários trekkings entre aldeias e plantações de café, campos de arroz e montanhas, etc. Muito giro. E muuuuuuuito cansativo.

Ontem estive das sete da manhã às dez da noite em quatro autocarros. Primeiro da aldeia nas montanhas para Madikeri; depois de Madikeri para Mangalore; e daqui para Kumta... e finalmente para Gokarna, onde estou. Mais ou menos duzentos quilómetros a sul de Goa. O lugar é lindo e ainda nem vi as praias, que dizem ser do melhor.

Preciso de descanso, já disse.

Preciso de me deitar um bocadinho à sombra de alguma palmeira a ouvir o mar. E assim que puder, assim que tiver energias... volto aqui e conversamos. Espero que não passe mais uma semana.

1 comentário:

Anónimo disse...

Oh Jorge, quer dizer, tu só praia, praia, praia, e nós aqui a trabalhar no frio, fico chateada, pois claro que fico chateada!

Bjs.
Carmo Guimarães