10/12/2004

UMA MANIF

Centenas de mulheres a desfilar pelas ruas de uma aldeia, gritando palavras de ordem que não entendo. Um boneco deitado num caixão com a fotografia de um homem que não reconheço. Outro boneco enforcado - mas a fotografia colada no rosto é a do mesmo homem que está no caixão. Nos cartazes, palavras numa língua que não consigo ler.

Pergunto ao meu amigo Abbey o que se está a passar, se é alguma manifestação a favor dos direitos da mulher, uma greve por melhores condições de trabalho, ou alguma coisa do género... mas não. Nada disso. Longe disso. O senhor nas fotografias é um actor de Bollywood que, numa entrevista transmitida esta semana na televisão, fez um comentario pouco simpático sobre a aldeia onde estas mulheres vivem. E vai daí, cartazes e caixão e uma forca.

É este o poder de Bollywood na Índia. Não são só filmes que as pessoas vão ver ao cinema - isto é quase uma religião. É uma industria que mexe com a sociedade, que a influencia, que mexe com tradições e contradições, capaz de fazer sonhar os mais pessimistas, mas também de irritar o mais pacífico dos indianos.

Este tipo de manifestações não é raro no país, fiquei a saber. Há alguns anos, por exemplo, houve motins e quase começou uma guerra civil entre hindus e muçulmanos, tudo por causa de um comentário feito por uma actriz de Bollywood.

Sem comentários: